Henrique Almeida
Agecom UFSC

Pitch Hack the UFSC 2023/2

No dia 04 de Outubro os alunos disciplina de Habitats de Inovação iniciaram a jornada do HACK THE UFSC 2023/2!  Hoje, dia 06/12 os alunos se reuniram para o Pitch Hack the UFSC, uma oportunidade de apresentar ideias e propostas visando tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora. Após as apresentações finais, encerrou-se mais uma edição do Hack the UFSC, trazendo várias sugestões de aprimoramento para a universidade por meio de planos de ação criados pelos alunos, embasados na metodologia do VIA Estação Conhecimento.

hack the ufsc

Os alunos entregaram um plano de ação direcionado a tornar a UFSC mais voltada para a inovação e o empreendedorismo. Utilizaram como base os desafios identificados nas diversas dimensões do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): Inovação, Extensão, Cultura Empreendedora, Capital Financeiro, Internacionalização e Infraestrutura.

A Disciplina

A disciplina começou explorando o tema da inovação e dos habitats de inovação por meio de diferentes abordagens de ensino, permitindo que os alunos absorvessem o conteúdo de maneira dinâmica e inovadora.
Após essa fase inicial, adotou-se a metodologia Hack The UFSC, que propõe a criação de espaços universitários para fomentar o empreendedorismo e a inovação, utilizando os habitats de inovação como prática. Esse projeto recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).

HACK THE UFSC

No Hack The UFSC, os alunos foram introduzidos ao conceito de Universidade Empreendedora e instruídos sobre a elaboração do RUE, visando desenvolver um plano de ação para tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora, considerando as diferentes dimensões do ranking de universidades empreendedoras de 2021.

A primeira etapa envolveu a identificação de desafios. Neste semestre, os alunos basearam-se em percepções de turmas anteriores, em suas próprias observações e em respostas ao formulário Hack The UFSC, formulado e disponibilizado pelos alunos da disciplina para discentes, docentes e servidores da UFSC.

MENTORIAS

Em seguida, os alunos receberam orientação para definir os problemas identificados. Cada grupo teve um mentor e, com o auxílio do canvas, identificaram os principais desafios de cada dimensão.
Os mentores que colaboraram foram: Bartholomeo Barcelos, Eduardo Mazzuco, Ricardo Toledo e Mauro Junior. Estendemos nosso agradecimento à esse time de mentores que trouxeram suas expertises do mercado para sala de aula.

A etapa seguinte envolveu a concepção de soluções e a realização de benchmarking para propor estratégias para cada desafio, com o suporte dos mentores na definição das soluções e definição de stakeholders.

PITCH

Posteriormente, os alunos elaboraram um plano de açãohack the ufsc detalhado para implementar as soluções identificadas e apresentaram-nas por meio do Pitch Hack the UFSC. O Pitch contou com uma banca composta por Juliana Corrêa, Milena Veiga e Thaís Nahas, ex-alunas que conheceram a estrutura da UFSC em diferentes momentos, e que retornaram nesse momento para contribuir e avaliar o Pitch dos alunos.

Um dos grupos mais bem avaliado no Pitch foi o de Infraestrutura, que conseguiu delimitar bem o problema mitigado com base nas entrevistas, propor uma solução e um plano de ação viáveis, e sintetizar todas as informações em 5 minutos de Pitch.

hack the ufsc

No entanto, todos os grupos foram reconhecidos, pois além do envolvimento ao longo da disciplina, navegando por um percurso de conhecimento entrelaçado com as tipologias de habitats de inovação, conseguiram construir soluções práticas para a UFSC, contribuindo diretamente para a construção de uma universidade mais inovadora e empreendedora, impulsionando os índices desta instituição.

Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.