Pitch Hack The UFSC

Hack the UFSC: Como tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora?

Pesquisa quer identificar quais os problemas e desafios percebidos pela comunidade universitária para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora.

Olá comunidade UFSC! Foi dada a largada de mais uma edição do Hack the UFSC edição 2023/2 e nós queremos saber: Como tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora?! Mesmo nome, mesmo propósito, novas oportunidades de vocês participar desse projeto.

Iniciado nesta primeira semana de Outubro/2023, nosso objetivo é tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora, envolvendo todos na criação de projetos que melhorem nosso campus.

O foco deste projeto está voltado para as dimensões utilizadas pelo Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura, capital financeiro e cultura empreendedora.

Atualmente a UFSC está em 11º lugar geral no ranking.

O Hack the UFSC é uma iniciativa dos alunos da Disciplina de Habitats de Inovação da UFSC, liderada pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira. Durante a disciplina, os alunos desenvolveram um formulário o qual visa identificar quais são os desafios e lacunas percebidas pela comunidade acadêmica para que a UFSC seja mais empreendedora e inovadora.

Nesse sentido, a proposta do Hack the UFSC é desenvolver iniciativas com o intuito de aprimorar o ambiente do campus universitário, tornando-o mais empreendedor e inovador, com benefícios significativos para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Além do ensino e da pesquisa, é importante destacar que as universidades se aproximam das demandas da sociedade pela tradução do conhecimento em utilidade econômica e social (ALMEIDA; CRUZ, 2010; ETKOWITZ, 2003).

Metodologia HACK THE UFSC

Queremos criar soluções para tornar a UFSC um destaque nacional e internacional e cada vez mais excelência como universidade empreendedora.

Acreditamos firmemente que o sucesso deste projeto depende da participação ativa de todos os membros da comunidade acadêmica da UFSC. Queremos criar uma cultura de envolvimento, onde cada voz seja ouvida e cada ideia seja valorizada.

Se você é estudante, professor, servidor ou pesquisador; todos têm um papel fundamental a desempenhar no crescimento e na evolução da nossa universidade. Juntos, podemos moldar um futuro em que a UFSC se destaque ainda mais como uma instituição empreendedora e inovadora, com um impacto positivo duradouro em nossa sociedade. Sua participação é o que torna esse projeto único e transformador.

Se você faz parte da comunidade acadêmica da UFSC, junte-se a nós nesta jornada de inovação e empreendedorismo. Queremos ouvir a sua opinião! Participe respondendo ao nosso formulário AQUI e compartilhe suas ideias para tornar a UFSC ainda melhor.

Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.