Equipe UFSM Curso Habitats De Inovação

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Nos dias 15 e 16 de Agosto de 2022 o Grupo VIA recepcionou uma visita técnica da UFSM composta por treze membros da Agittec (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia), da Pulsar Incubadora e do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da universidade. A comissão participou do curso sobre Habitats de Inovação e realizou uma série de visitas técnicas pela Ilha do Silício.

O Curso Habitats de Inovação

O curso, ministrado pela Professora Dra. Clarissa Teixeira nas manhãs de 15 e 16, foi focado em apresentar as diferentes tipologias de habitats de inovação (conforme figura 01), assim como seus principais mecanismos de funcionamento e suas respectivas funções dentro do ecossistema de inovação.

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Tipologia de habitats de inovação

A professora Clarissa também aproveitou o momento para compartilhar experiências vividas pelo grupo de pesquisa VIA, como: a implantação dos centros de inovação no estado de Santa Catarina, o distrito criativo Centro-Gare em Santa Maria/RS e  orquestração de ecossistemas de inovação, entre outros exemplos.

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Equipe UFSM no Sapiens Parque.

Visita Técnica Dia 01

No dia 15, a equipe da UFSM iniciou à tarde com uma conversa sobre parques tecnológicos em uma reunião com Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque. Na sequência, o grupo foi conduzido para conhecer o instituto da indústria e seus projetos na área de tecnologia embarcada. Finalizando o dia na Acate Experience, onde foi apresentando o case do Living Lab Florianópolis.

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Equipe UFSM no Acate Experience.

Visita Técnica Dia 02

Já no dia 16, os membros da UFSM conheceram as instalações da MIDITEC no Sapiens Parque. Em sequência, foi a hora de conhecer o centro de inovação da ACATE no Passeio Primavera. Por fim, finalizando a visita técnica, foram apresentados ao processo de pré-incubação do Cocreation Lab nas instalações do mesmo no Museu da Escola Catarinense.

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Equipe UFSM no Cocreation Lab.

Para ficar de olho nos próximos passos da Agittec e do VIA, siga as nossas redes sociais: AgittecVIA.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)