Ponte Hercílio Luz - Florianopolis

Florianópolis é Segunda Melhor Cidade do Brasil para Empreender

Foi lançado pela ENAP, com o apoio da Endeavor, o relatório do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022. Documento que está em sua sexta edição e é publicado regularmente desde 2014. Nesta edição, Florianópolis aparece em segundo lugar no ranking de cidade mais empreendedora do Brasil novamente.

O ranking é feito a partir das 101 cidades brasileiras mais populosas, abrangendo, no mínimo, a capital de cada estado da nação a fim de que todas as regiões estejam representadas. Importante notar que o índice é construído a partir de sete determinantes, que são: Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital humano e Cultura Empreendedora.

O TOP 10

Ranking das 10 cidades mais empreendedoras em 2022 segundo o ICE

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em ICE (2022)

Florianópolis cidades empreendedoras

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em ICE (2020)

o Top 10 desta edição manteve 05 cidades que já figuravam no ranking anterior. Em especial,  o top 2 se repetiu, trazendo a dobradinha composta por São Paulo/SP, 1º lugar, e Florianópolis/SC , 2º lugar.

Florianópolis

Ponte Estaiada – São Paulo | Photo by Sergio Souza on Unsplash

Um ponto a ser notado é a presença apenas de cidades do sul, sudeste e centro-oeste do país. As cidades nordestinas melhor posicionadas foram Recife/PE (18º), Aracaju/SE (25º) e Maceió/AL (29º). Inclusive, essas cidades tiveram crescimentos significativos, pois na edição passada tinham figurado nas posições de número 37, 66 e 89 respectivamente.

As cidades nortistas melhor posicionadas foram Manaus/AM (31º), Porto Velho/RO (37º) e Macapá/AP (40º) que também subiram exponencialmente no ranking em relação à última edição, já que figuravam nas posições de número 80, 85 e 69 respectivamente.

A saída de algumas cidades do top 10 chama a atenção, em especial, Brasília/DF que caiu para 69º colocação, perdendo cerca de 2 pontos em sua pontuação geral. Analisando o relatório, percebe-se que não houve uma involução da cidade, apenas as demais cidades conseguiram melhorar de forma mais significativa.

SANTA CATARINA E O ICE 2022

Ranking das cidades catarinenses no ICE 2022

Fonte: elaborado pelo autor, baseado em ICE (2022)

Assim como na edição passada, o estado de Santa Catarina figura com três cidades no Índice. Aqui são ressaltados dois pontos: as três cidades aparecem no top 20 em ambas as edições e a inclusão de Joinville no top 10, subindo 7 posições desde a edição passada.

FLORIANOPÓLIS NA VISÃO DO ICE 2022

ranking ice 2022 cidades empreendedoras

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado em ICE 2022.

Florianópolis conseguiu feitos incríveis nesta edição do ICE, estando no top 10 em 6 das 7 determinantes. Olhando os rankings específicos da edição de 2020, percebe-se os vários “saltos” que a cidade obteve em Infraestrutura, Mercado, Ambiente Regulatório e Cultura Empreendedora. Além de conseguir manter o que já tinha conquistado em Inovação, marca registrada da cidade, e em Capital Humano.

Agora é o ecossistema empreendedor florianopolitano buscar a evolução destes índices em prol de uma cidade cada vez mais empreendedora, humana, criativa e inovadora. Quer saber mais sobre o resultado da sua cidade, ou acompanhar a série histórica destes estudos, clique aqui.

lampada