Reunião De Apresentação Do Plano De Ação Do Ecossistema.

Ecossistema de inovação de Maceió – AL apresenta plano de ação

O Grupo VIA Estação Conhecimento realiza a orquestração de ecossistemas de inovação em diversas cidades do Brasil e exterior. Em Maceió, Alagoas, os atores do ecossistema de inovação apresentaram as ações que foram cocriadas e os avanços já realizados em cada iniciativa.

Workshop de apresentação do plano de ação do ecossistema de inovação de Maceió – AL

Os grupos de trabalho (GT) do ecossistema de inovação de Maceió cocriaram no último mês, ações para fortalecer a inovação na cidade. Nessa semana, os três grupos de trabalho do ecossistema se reuniram para realizar uma apresentação sobre as iniciativas que foram planejadas e os avanços que já foram realizados.

O GT Governança iniciou a apresentação das iniciativas relatando aos presentes o objetivo de realizar um pacto pela inovação na cidade. Ademais, o modelo de governança do ecossistema foi apresentado e discutido entre os participantes para garantir a execução e o monitoramento das propostas idealizadas pelos GTs. Também foi apresentada a iniciativa de aproximação com os diversos grupos de inovação e empreendedorismo, assim como, o mapeamento das oportunidades do ecossistema.

O GT Visibilidade foi o próximo a apresentar suas ações. Como ação principal, o grupo apresentou a iniciativa de criação de um plano de comunicação para o ecossistema. Nesse sentido, foram discutidos itens como missão, visão e valor do ecossistema para construção de uma identidade visual. Ainda foram apresentadas oportunidades de apresentar o ecossistema em eventos que irão ocorrer na cidade.

Por fim, o GT Informação apresentou a proposta de criação de um site para o ecossistema de Maceió. O objetivo é utilizar o site como um catalisador das informações sobre empreendedorismo e inovação da capital alagoana, servindo como One Stop Shop. A ideia é ter uma agenda única de eventos, rota da inovação e outras informações que estão sendo pensadas pelo grupo. Após a estruturação do ecossistema, também foi planejado a participação dos atores em podcasts e mídias locais para divulgação das ações de inovação em Maceió – AL.

Os grupos vão continuar se reunindo e o foco total agora é na execução das ações. #GOMACEIO

Ecossistema de Inovação de Maceió – AL

Após percorrer as fases de 1) reconhecimento, 2) diagnóstico e, 3) feedback, o Grupo VIA realizou no dia 18 de maio a abertura do plano de ação no ecossistema de Maceió. A primeira fase para realização da orquestração do ecossistema de inovação de Maceió – AL foi a identificação dos atores presentes no território. Na fase de reconhecimento, foram identificados 70 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 18 atores de conhecimento;  07 atores públicos; 16 atores empresariais;  8 atores institucional; 15 atores de habitats de inovação; e 4 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação diversos atores da sociedade civil. O mapa do ecossistema de inovação de Maceió – AL pode ser acessado de forma online e contém a descrição e a localização dos atores locais.

Mapa do ecossistema de inovação de Maceió – AL.

Cabe destacar que cada ator tem sua atuação e, podem ser assim reconhecidos, não estando de forma exclusiva em uma única hélice. Cabe lembrar que este mapa é dinâmico e, portanto, deve ser constantemente atualizado. Após realizar workshops de diagnóstico do ecossistema de inovação, onde foram identificadas práticas e necessidades do ecossitema e apresentado o feedback que contém os desafios identificados para desenvolver o ecossistema local, o Grupo VIA realizou a etapa de  abertura do plano de ação.

Metodologia VIA

A metodologia VIA consiste em diferentes etapas de entendimento do ecossistema de inovação. Assim, o objetivo é entender quem são os atores locais, suas práticas e necessidades. Então, a partir do diagnóstico torna-se possível aos atores locais definir um plano de ação para orquestrar e ativar o ecossistema de inovação do município. De fato, um ecossistema de inovação ativo tem a capacidade de gerar um potencial competitivo para o território. Portanto, o Grupo VIA em parceria com os atores locais, pretende ao final do projeto ajudar a orquestrar o ecossistema de inovação para produzir maiores e melhores resultados.

Dessa forma, por intermédio de sua metodologia a #EstaçãoVIA vem colaborando com diversas localidades para o reconhecimento, orquestração e ativação de seus ecossistemas de inovação. Assim, Florianópolis/SCBlumenau/SCChapecó/SCSão José/SCCaxias do Sul/RSSanta Maria/RSSantarém/PA, São Bento do Sul, Rio do Sul, Santana do Livramento – Rivera na fronteira entre Brasil e Uruguai são exemplos de localidades onde a Metodologia VIA foi aplicada.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisas com foco em ecossistemas de inovação. Atua em diversos projetos de inovação.