Foto Da Paisagem Do Distrito Criativo Estreitar

Distrito Criativo Estreitar: foi dada a largada!

Neste post, que fará parte de uma sequência de 3 publicações, vamos contar um pouco mais sobre o Distrito Criativo Estreitar!

A iniciativa foi lançada semana passada na mídia e tem a proposta de transformar o território delimitado em um ambiente vibrante e criativo, onde as pessoas queiram empreender, trabalhar, morar e se divertir.

Como nasceu o Distrito Criativo Estreitar

Primeiramente, precisamos expressar que estamos muito felizes de finalmente poder contar para vocês sobre este projeto querido que estamos mergulhadas há 3 meses: o Distrito Criativo Estreitar!

Para quem é de Florianópolis, já consegue ter uma pista sobre o que se trata pelo nome “Estreitar”… E sim, inclui o bairro Estreito! Mas também engloba os bairros Balneário do Estreito e do Canto, compondo parte do território continental de Florianópolis.

Parque no bairro Estreito

Parque do bairro Estreito. Fotografia de Carolina Arruda.

 

O objetivo da iniciativa, desde o momento de sua concepção, era engajar atores do ecossistema da região para projetar o futuro do território. Isto porquê, Marcus Rocha, CEO da 2Grow Habitat de Inovação, iniciou seu empreendimento na região continental e identificou um sentimento coletivo de que há ali um grande potencial não aproveitado.

Embora seja considerada uma das regiões mais importantes da capital do Estado em termos econômicos e populacionais, o sentimento de quem vive e empreende na região ainda não reflete essa relevância.

Com uma percepção clara de uma oportunidade e contando com a experiência em orquestração de habitats de inovação do grupo VIA, o próximo passo foi convidar a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) para somar esforços.

“A ACIF, que sempre teve um olhar atento à região por meio de sua Regional Continente, não titubeou em em ‘abraçar’ e liderar as ações institucionalmente”, revelou o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni. Com isto, os esforços colaborativos de Marcus e da Professora Clarissa Stefani Teixeira passaram a ter ainda mais alcance.

A partir disto, iniciou-se o desenho da metodologia que iríamos conduzir e foi criado um cronograma para a jornada de construção colaborativa. Com o mapeamento de stakeholders, passaram a fazer parte da jornada mais de 20 lideranças de organizações representantes das diferentes hélices.

Organizações participantes do Distrito Criativo Estreitar

Organizações participantes do Distrito Criativo Estreitar

Como foi a jornada de construção colaborativa até aqui

A jornada de construção colaborativa por si só, representou o conceito que originou a ideia para a estratégia de marca: Estreitar! Estes primeiros passos do processo de cocriação representaram verdadeiramente um estreitamento de relações entre as lideranças participantes e as organizações que estavam representando. Mas principalmente, entre as pessoas que tinham alguma relação com o território delimitado como Distrito Criativo Estreitar.

Até aqui, já foram realizadas mais de 12 horas de workshops de cocriação e participaram mais de 27 pessoas de diferentes organizações. Juntos, conseguimos identificar aproximadamente 160 problemas do território, que foram clusterizados em 05 eixos estruturantes e desdobrados em mais de 250 ideias de soluções.

Todos estes dados gerados nos workshops foram confrontados com os dados qualitativos de entrevistas realizadas com 8 pessoas, representantes das personas que haviam sido previamente definidas.  Depois, fizemos um fit entre as propostas de valor necessárias às personas e as ideias geradas, procurando entender quais seriam as  oportunidades desejáveis pelas pessoas. Estas ideias foram analisadas e geraram mais de 70 diretrizes para os eixos estruturantes, que, por sua vez, originaram muitas oportunidades de projeto a serem realizados a partir da formalização da governança.

Tudo isto está descrito no Documento de Estratégias para o desenvolvimento do território Estreito, Balneário e Canto, leia para entender mais!

Quais são os próximos passos para o Distrito Criativo Estreitar?

Como bem fala Marcus Rocha, esta é a semente para um programa estratégico para Florianópolis. Ainda estamos só começando e a partir de agora vamos organizar a atuação dos comitês da governança para materializar as diretrizes em projetos.

Convidamos a todos os interessados que se pronunciem e que demonstrem como podem contribuir com o Distrito Criativo Estreitar! Por enquanto, para ler um pouco mais sobre o que já foi divulgado, seguem os links de algumas das reportagens:

No entanto chegamos até aqui e ainda não explicamos o que são distritos criativos! Então fique atento às redes sociais da VIA, logo lançaremos a 2ª publicação desta sequência.

E então, gostou de saber mais sobre a iniciativa Distrito Criativo Estreitar? Compartilhe em suas redes para que mais pessoas saibam dessa novidade!

The following two tabs change content below.

Mônica Renneberg Carlesso

Graduada e Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuo há mais de 15 anos na fronteira entre design, educação e tecnologias, articulando setor público, empresas e ONGs para criação de políticas, serviços e produtos mais humanos, inovadores e sustentáveis.