Post-its Normalmente Usados Em Programas De Empreendedorismo

Distrito abre inscrições para o Avante: programa de startups universitárias

O Avante é um programa de imersão online e gratuito do Distrito Universidades

Idealizado pelo Hub de Inovação Distrito, o Avante será um programa de empreendedorismo com um campeonato de startups das universidades. Assim, será para estudantes de graduação e pós-graduação do país inteiro que queiram conhecer meios de desenvolver ideias inovadoras.

Durante o semestre que envolve atividades do programa, os participantes poderão se conectar com uma rede de empreendedores, mentores e profissionais da área de tecnologia que responsáveis por mentorias, treinamentos e jornadas de conhecimento. Dessa forma, serão capazes de transformar suas ideias em startups.

Premiações do Avante

As premiações ocorrem em diversos formatos, sendo que há uma premiação principal em recursos financeiros: R$ 5 mil para o 1º lugar, R$ 3 mil para o segundo e 2º mil para a terceira startup colocada. Além disso, há outras premiações também abraçando outras colocações, como o Programa D4S de 3 meses para as 10 melhores ideias e Consultoria & Imersão Distrito.

Por que universitários?

Segundo Beatriz Buendia, do Distrito, a integração dos universitários ao ecossistema de inovação traz benefícios para todos os demais atores que estão envolvidos nesses espaços.

“A integração de jovens universitários interessados em empreendedorismo ao ecossistema é um importante gatilho para o surgimento de novas empresas inovadoras no país, é uma ótima ferramenta para estimular o crescimento e desenvolvimento no Brasil. Já sabemos que 6 em cada 10 jovens universitários dizem ter vontade de começar um negócio em algum momento de suas vidas, mas, o que de fato têm sido feito nas universidades para estimular esse ensino empreendedor? Acredito que a conexão entre esses entes é uma ótima fonte para estimular essa articulação”, reforça ela que é uma das organizadoras do Avante.

Inscrições no programa

As inscrições iniciaram dia 20/04 e vão até 13/06, entretanto, vários eventos de socialização acontecem antes do final das inscrições.

Desse modo, os eventos serão em formato on-line e tratarão de assuntos sobre como é empreender na universidade e quais são seus desafios. As inscrições e o cronograma completo você pode acessar através do link: https://conteudo.distrito.me/avante

Lembrando que há a possibilidade de os candidatos que não tiverem uma equipe sinalizar isso no momento da inscrição. Dessa forma, serão alocados em equipes já existentes que estejam aceitando membros novos.

livros de universidades sobre startups

Fonte: unsplash.

O que será visto?

O programa está dividido em 10 etapas:

Welcome – onde verão alguns conceitos iniciais de ecossistema de inovação e tendências de mercado.

Ideação – como gerar uma ideia e validá-la.

Solução – como estruturar melhor tudo que compõe a sua ideia.

Prototipagem – abordagens sobre MVP (Produto Mínimo Viável) e algumas implicações sobre produtos ou serviços.

Mkt, Growth e Design – construção de marca e afins.

Vendas – como funciona o processo de vendas.

KPIS e Finanças – Falas sobre métricas importantes e conceitos financeiros.

Investimento e Pitch – As etapas de uma apresentação voltada para uma banca de investimento.

Encerramento – anúncio dos vencedores e premiação.

Como irá funcionar?

Segundo o site do evento: “Todo o programa acontecerá de forma remota via Google Classroom, Discord e Zoom. As metodologias aplicadas no programa são: Sala de Aula Invertida, Design Thinking, Jornada do Herói, Oficinas, Capacitações e Bootcamp. Além de disseminar conhecimento, os encontros que acontecerão sempre as terças e quintas, visam conectar pessoas engajadas, criar uma rede de networking e aprimorar ideias.”.

Dessa forma, eles ressaltam para que os estudantes fiquem tranquilos em não serem da área, pois todo o conteúdo e didática foi pensado para quem ainda está se iniciando.

Como as universidades podem ser parceiras

Assim, segundo a organização do programa, uma universidade pode ser parceira ao ajudar o Distrito a divulgar a iniciativa do projeto para seus alunos.

“Além disso, temos feito trabalhos em conjunto com algumas universidades que têm pedido a presença no Distrito em espaços como aulas e workshops, para falar sobre ecossistema de inovação, empreendedorismo, e muito mais!”, reforça Beatriz.

Para tratar do programa eles deixam o e-mail: avante@distrito.me

Conheça mais sobre o papel das universidades nos ecossistemas de inovação.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino

Contador pela UFMT, estudava sobre ecossistemas empreendedores desde a graduação, mas se descobriu na área quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento.