Cultura maker no Encontro Internacional de Inovação na Educação
Dois dias com ampla programação e cultura maker
No dia 07 de outubro aconteceu o pré-evento do ConheCER e Encontro Internacional de Inovação na Educação 2019, com as apresentações orais de artigos científicos. Nos dias 08 e 09 o evento foi realizado com uma ampla programação e mais de 700 participantes. Com temas como tecnologia e gamificação na educação, inovação, empreendedorismo e metodologias ativas a cultura maker não poderia ficar de fora.
Primeiro dia
Com quatro sessões nos dois dias de evento, a cultura e os espaços maker na educação foram tema de muito debate. A primeira sessão do dia 08 discutiu cases de Santa Catarina e contou uma mesa redonda com nomes de peso:
- João Paulo Mannrich – Mestre pela UFSC, sócio fundador do Baú de Ciências. Atua na formação de educadores e desenvolvimento de projetos educacionais no SESI-SENAI/SC.
- Regiani Pupo – Pós -Doutora e doutora pela UNICAMP. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCCAMP). Professora da UFSC onde coordena a Rede de laboratórios de fabricação digital PRONTO3D.
- José Luiz Cercal Lazzaris – Mestrando em Design (Univille), graduado em Design (Univille) e proprietário e designer na Dual Mídia Comunicação. Atualmente é Diretor Executivo de Tecnologia da Secretaria de Educação de Joinville.
A sessão foi moderada por Othon da Rocha Neves Junior, e discutiu o que é cultura maker, suas dificuldades de inclusão na educação catarinense e os cases e projetos de sucesso dos palestrantes, na Universidade Federal de Santa Catarina, SESI-SENAI/SC e prefeitura de Joinville.
A segunda sessão foi conduzida por Edgar Andrade , CEO Fab Lab Recife e um dos principais ativistas do Movimento Maker no Brasil. Edgar trouxe muitos questionamentos sobre os modelos de educação e sobre o papel da tecnologia, apresentou os projetos desenvolvidos pelo Fab Lab Recife como o Maker School e o Férias no Fab Lab.
Segundo dia
O segundo dia também contou com dois grandes nomes do cenário maker nacional. O primeiro foi Ricardo Cavallini, fundador do Makers, plataforma de educação e inovação focada na prototipagem e desenvolvimento de produtos para a nova revolução industrial. Ricardo deu uma aula sobre maker e educação, com temas e ações necessárias para sua implantação em escolas, apresentando soluções desenvolvidas em seus projetos.
A segunda palestrante do dia foi Betita Valentim, CEO Fab Lab Recife e coordenadora de Educação Maker da Maker School. Betita apresentou uma pouco sobre o modelo do Fab Lab Recife e o projeto Maker School. Esta é uma escola de aprendizagem criativa e experimentação mão na massa. Na escola funcionam oficinas e projetos que buscam estimular a curiosidade, a criatividade e o espírito maker nas crianças. Veja aqui algumas fotos do evento!
MakerATTOn VIA
Além disto, nos dois dias do evento ocorreram quatro MakerATTOns, oficinas de prototipação rápida com crianças de 8 a 12 anos de escolas públicas de Florianópolis, organizados pelo grupo VIA. MakerATTOn é uma dinâmica de sensibilização com crianças fundamentada na solução de problemas. Trabalha a identificação de problemas e o desenvolvimento de protótipos rápidos para soluções com as peças de montar Atto Educacional. Desta forma, permite o desenvolvimento da habilidade de solução de problemas, habilidades manuais e criatividade. As crianças participaram identificando problemas e soluções para os desafios da cidade, por meio de uma atividade com canvas. Os grupos construíram com as peças Atto as diferentes soluções e apresentaram os seus desenvolvimentos para toda a turma. Ao todo mais de 100 crianças participaram nos dois dias de evento.
Veja como foram as dinâmicas:
Rayse Kiane
Latest posts by Rayse Kiane (see all)
- Living Lab: Uma metodologia entre Design Centrado no Usuário e Design Participativo - 1 de Abril de 2023
- Sebrae/SC e UFSC promovem encontro Internacional que discute a importância da inovação na educação - 1 de Junho de 2021
- Estação Conhecimento – Inovação na Educação - 30 de Dezembro de 2020