Programa Estação Conhecimento

Estação Conhecimento – Inovação na Educação

Estação Conhecimento, uma parceria da TV UFSC e o grupo VIA

O Estação Conhecimento é um programa mensal e a cada edição foca em uma inovação. A produção é da TV UFSC, e participam os acadêmicos em Jornalismo Isabela Moya, Jucelino de Almeida Filho e Pedro Gargioni, com direção do servidor técnico-administrativo Jonatan dos Santos.

Nos meses anteriores foram abordados os temas Movimento Maker, e Parques Científicos e Tecnológicos. Neste mês de dezembro o tema é inovação na educação. Assista ao teaser do programa abaixo:

O grupo VIA busca transformar o conhecimento tangível para a sociedade, e por meio do programa Estação Conhecimento produzido pela TV UFSC esta é uma forma de alcançar diferentes públicos. Assim, levando o conhecimento da academia para a comunidade. O programa busca abordar a inovação de forma relevante e utilitária. Desta forma, abordar a inovação na educação se torna imprescindível para o momento que estamos vivendo.

As tendências por trás do impulso à inovação na educação e na aprendizagem incluem diversos fatores, como pressões sociais e econômicas, evolução das tecnologias e necessidade de motivar os alunos. E estas tendências se tornam mais nítidas em meio ao contexto de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, COVID-19. Assim, programas como o Estação Conhecimento se tornam fundamentais para que práticas sejam compartilhadas e a discussão sobre inovação na educação avance.

Os novos episódios do Estação Conhecimento são lançados no canal Youtube da TV UFSC na última terça-feira do mês. Abaixo você pode assistir o episódio completo sobre inovação na educação, lançado no último dia 19/12.

Os episódios anteriores estão disponíveis no canal Youtube da TV UFSC ou aqui no site da VIA.

VIA Revista Inovação na Educação

Ainda sobre a temática de inovação na educação, neste mês de dezembro o grupo VIA lançou a nona edição da VIA Revista.São 14 matérias, entre artigos, entrevistas e cases brasileiro e internacionais. Para saber mais acesse a VIA Revista.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.