Case de Aceleradoras: Darwin Startups

Florianópolis tem se desenvolvido como um importante polo tecnológico, de inovação e é a cidade com o maior número de startups! Nesse sentido, a cidade tem se provido de mecanismos para desenvolver o empreendedorismo com a atuação de diversos habitats de inovação entre eles, as aceleradoras.

Aceleradoras são organizações que tem como objetivo auxiliar novas empresas a se desenvolverem e alcançarem patamares mais elevados em um curto período de tempo. Neste contexto, as aceleradoras oferecem aos empreendedores recursos financeiros, mentoria com profissionais qualificados e networking. Ademais, há a possibilidade de investimento com o demoday ao final do processo (COHEN, 2013; COHEN; HOCHBERG, 2014; HOCHBERG, 2015).

Uma das aceleradoras do Brasil é a DARWIN STARTUPS! #SCStrong

Darwin Startups e o apoio ao empreendedorismo.

Com sede em Florianópolis e São Paulo, a Darwin Startups é uma aceleradora catarinense que foi fundada em 2015. A comunidade é composta por uma equipe de profissionais qualificados, entre mentores e parceiros, que tem como objetivo auxiliar startups a sobreviverem, crescerem e se fortalecerem no mercado.

Assim, a aceleradora busca startups que atuem nas seguintes áreas: Big Data; Fintech; Insurance; TI e Telecom!

Para participar do processo seletivo, é necessário que a empresa possua algo passível de ser apresentado no mercado e que esta possua CNPJ. Qualquer startup do Brasil pode se inscrever! A Darwin leva em consideração aspectos como: qualificação e complementariedade da equipe, oportunidade de mercado, produto que será oferecido e taxa de crescimento.

O processo de aceleração tem duração de 3 meses! Oferece os seguintes benefícios: Mentoria, possiblidade de networking com outros profissionais e empresas, desconto e benefícios em ferramentas e serviços, suporte jurídico, financeiro e contábil, e  investimento-anjo.

Como funciona: Eles investem R$ 170.000 em troca de participação de 10 a 20%, dependendo da maturidade da sua empresa!

Já passaram pela Darwin mais de 36 empresas como: Ocean Drop, Meetime, Horus Aeronaves e Pague Veloz em cinco rodadas de aceleração. O número de startups só deve crescer cada vez mais!

Acompanhe a Darwin Startups no Facebook.

Veja nosso post conceitual sobre aceleradoras aqui!

Acompanhe as demais publicações da Série Habitats de Inovação.

Espia nosso e-book das aceleradoras.

Quer saber onde estão as outras aceleradoras do Brasil? Acesse o mapa da VIA!

Veja como foi o V Circuito de Habitats de Inovação e Empreendedorismo da VIA com a participação de importantes habitats de inovação… incluindo a Darwin!

Referências

COHEN, S. What Do Accelerators Do? Insights from Incubators and Angels. Innovations – Accelerating Entrepreneurship, v. 8, n. ¾. 2013

COHEN, S. G.; HOCHBERG, Y. V. Accelerating Startups: The Seeed Accelerator Phenomenon. 2014.

HOCHBERG, Y. V. Accelerating entrepreneurs and ecosystems: The Seed Accelerator Model. Rice University, MIT & NBER. 2015.

Clarissa da Silva Flôr

Administradora pela UFSC, atenta às mudanças, à inovação e às diferentes formas de pensar. Técnica em meio ambiente que se preocupa com o futuro das pessoas e do planeta e percebe a pesquisa como uma forma de criação de conhecimento e evolução.

Latest posts by Clarissa da Silva Flôr (see all)