Design Sem Nome (10)

Better Incubation: Incubadoras de empresas orientadas para o empreendedorismo social e inclusivo

O que é o programa?

Em 2021 a Comunidade Européia criou o Projeto Better Incubation, programa que visa mobilizar as principais incubadoras de empresas da Comunidade Européia para apoiar o desenvolvimento de empreendedores sociais e de grupos vulneráveis que precisam de orientação e mentoria para alavancar seus pequenos negócios.

O projeto conta com três redes parceiras:

O projeto é financiado pelo  Programa da União Europeia para Emprego e Inovação Social.

Objetivos do programa

O foco do Better Incubation é uma abordagem mais inclusiva e orientada para o impacto do empreendedorismo inovador na Europa, busca aproximar os  serviços de incubação e apoio às empresas da sociedade como um todo e promovendo o empreendedorismo e o autoemprego como meio de criar empregos, desenvolver habilidades e dar aos desempregados e vulneráveis ​​uma oportunidade de participar plenamente na economia e melhorar a inclusão social.

O projeto busca promover o   empreendedorismo inclusivo e social na Europa, mobilizando e capacitando incubadoras que podem apoiar o desenvolvimento e crescimento de negócios com impacto. Entre os principais pontos do programa destacam :

• Dotar as incubadoras da comunidade européia de conhecimentos e ferramentas adequadas para programas-piloto de incubação de programas sociais e empresas/empresas inclusivas/empreendedores sociais
  • Aumentar a diversidade/inclusão nas incubadoras
  • Melhorar o seguimento/desempenho das incubadoras
  • Encorajar a escalada das incubadoras com base no impacto.

Como o Better Incubation busca atingir seus objetivos?

O Better Incubation pretende atingir seus objetivos por meio de cinco pacotes de trabalho ( WORK PACKAGE – WP) d

• WP1- CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADE : Fornecer empreendedor social acesso, conhecimentos e ferramentas para programas-piloto de incubação por meio de 5 Comunidades de Prática Temáticas (CoPs) on line e capacitar as incubadoras como melhor apoiar os negócios de impacto social
  • WP2 – MUDANÇA DE PARADIGMA CULTURAL : Envolver múltiplos intervenientes para moldar em conjunto de ações mais inclusivas e mais orientada para o impacto do ecossistema. De forma que os resultados do projeto são implementados pelos parceiros do projeto e depois validados pelos atores dos ecossistemas nacionais e europeus.
  • WP3- MONITORIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM : Desenvolvimento, prototipagem e implementação de um quadro de avaliação para medir e avaliar o impacto dos programas de incubação geridos pelos membros participantes.
  • WP4- DIVULGAÇÃO E mobilização dos stakeholders : Assegurar a comunicação coordenada e divulgar os resultados através das três redes. Apoiar a transferência de boas práticas através do contacto com outras organizações de apoio às empresas em toda a Europa.
  • WP5- COORDENAÇÃO Coordenação dos esforços conjuntos do consórcio durante a implementação do projeto

Fonte: Better Incubation ( 2022)

Experiência no Brasil

No Brasil o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) estimulam já a alguns anos o a pauta da incubação de negócios de impacto sócio ambiental, capacitando os gestores de incubadoras com ferramentas para implementar planos de ações de apoio aos negócios de impacto.

Saiba mais em:

Programa Better Incubation

Agenda de Inovação social e negócios de impacto no Brasil

Incubação de negócios de impacto no Brasil

Ronise Suzuki_VIA

Economista e Mestre em Administração pública pela UFV. Professora e pesquisadora no IFSP e no Grupo Via Estação do Conhecimento da UFSC na área de empreendedorismo e inovação. Entusiasta que a inovação e o empreendedorismo podem transformar o mundo num lugar melhor para meus filhos e alunos.