WhatsApp Image 2019 07 26 At 08.02.15

Aprendendo mais sobre cidades: dicas de TED para assistir

Cidade caminhável, para carros ou pessoas?, como fazer cidades melhores? são temas abordados!

Os TED tratam-se de uma série de conferências realizadas na Europa, Ásia e nas Américas por uma fundação sem fins lucrativos (Sapling). Dessa maneira, os TEDs configuram-se como conferências para a disseminação de ideias que merecem ser disseminadas. Ademais, os temas abordados são dos mais diversos que envolvem áreas de tecnologia, entretenimento e design. Assim, selecionamos 3 TED que englobam o tema cidades e seus desafios.

Cidade de Nova York, Ruas, carros e prédios.

Nova York. Créditos: Andrea Cau. Fonte: Unsplash.

Confira 3 dicas de vídeos das conferências TED  sobre cidades:

Jeff Speck: a cidade “caminhável”:

O urbanista norte-americano, autor do livro Cidade Caminhável, Jeff Speck, aborda nessa conferência a relação dos espaços com a mobilidade a pé. Dessa maneira, o urbanista apresenta sua teoria dos passos para uma cidade caminhável e sua relação com a vitalidade dos centros urbanos. Ademais, aborda a relação de dependência que existe com os carros. Para conhecer mais sobre a teoria, confira nosso post sobre!

Confira aqui o vídeo da conferência!

Sua cidade é para pessoas ou carros? – Cornelia Dinca

A engenheira e urbanista Cornelia Dinca aborda nesse TED suas experiências em Amsterdã, Dinamarca e de como é possível transformar os espaços urbanos. Assim, Dinca busca instigar os ouvintes no que diz respeito a relação das cidades com o uso do automóvel, ou seja, se a cidade é para pessoas ou para carros.

Confira aqui o vídeo!

Cidade de Barcelona, vista aérea das ruas. Aparecem ruas, prédios, carros, áreas verdes.

Barcelona. Créditos: Shai Pal. Fonte: Unsplash.

7 princípios para construir cidades melhores – Peter Calthorpe

Peter Calthorpe, arquiteto e urbanista inglês, compartilha nesse vídeo sete princípios para auxiliar os espaços urbanos no seu crescimento. Ademais, traz os conceitos de cidade sustentável e inteligente para se construir espaços urbanos mais coesos e com foco nas pessoas. Confira o vídeo aqui!

Confira aqui nossa dicas de podcasts sobre cidades!
Baixe aqui nosso ebook de livros sobre cidades!

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)