Ágora Tech Park Iluminação Noturna

Ágora Tech Park: o novo parque de Santa Catarina

Inaugurado em Santa Catarina o mais novo parque:  Ágora Tech Park

O Ágora Tech Park,  em síntese, com 7 mil m² de área construída foi planejado para estimular o ecossistema, promover conexões e novos negócios. O espaço demonstra uma tendência de especialização para a área de tecnologia, que são consideradas potencialidades de Joinville. No Ágora Tech Park se destacam as operações em torno da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas.

Diversos habitats de inovação fazem parte dos componentes do parque tecnológico. O espaço é constituído não apenas por um centro de inovação, mas também integra o espaço o Ágora Hub – um espaço para compartilhamento e novos negócios. Ele centralizará as ações do parque tecnológico.

Além de planejar e construir de forma colaborativa um centro de referência em inovação, o Ágora Tech Park vai funcionar como um laboratório de cidades humanas e inteligentes.

No parque também será possível fomentar a conexão de empresas e startups por meio de práticas de inovação aberta. Assim, a a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) vai instalar seu espaço de inovação – o Link Lab Joinville.

O Ágora Tech Park promete renovar o ecossistema de inovação em Joinville. Com um investimento previsto em estrutura de R$ 120 milhões, espera-se que haja atração de empresas de base tecnológica.

A imagem abaixo, mostra o projeto desenhado pelos arquitetos do centro de inovação.

Estrutura física do Agora Tech Park

https://www.agoratechpark.com.br/

Inauguração do Ágora Tech Park

O evento de inauguração do Ágora contou com grandes nomes. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, João Kleper Investidor Anjo autor do livro smart money, Josep Piqué presidente executivo de La Salle Technova Barcelona e o presidente do Perini Business Park, Marcelo Hack. Além disso, a noite de inauguração contou com cerca de 500 empresários, empreendedores, imprensa e sociedade civil.

Em suma, é um local ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Além disso, Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park informa que o Parque vai disponibilizar espaços compartilhados e abertos para a comunidade. João Kleper indica que além fazer negócios é preciso entender de gente, conexão e colaboração. Esses são os principais fatores que promovem novos negócios e fomenta o mercado gerando oportunidade de investimento.

Na ocasião, Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia comenta que o desafio nesse momento é o trabalho em rede, com alinhamento de discurso e ter o mesmo foco para todo o ecossistema. Marcelo Hack discursa que “para saber fazer negócios é preciso entender que as pessoas são o centro de tudo”. Neste contexto, além do lançamento do espaço de inovação, Joinville inova e apresenta a iniciativa do Pacto pela inovação de Joinville – o primeiro firmado em âmbito municipal no estado de Santa Catarina.

Pacto pela inovação em Joinville

O Pacto pela inovação de Joinville conta com o apoio de 44 entidades. O acordo de cooperação define a conjuntura para atuação do centro de inovação Ágora Hub, por exemplo. Com o Pacto, a intenção é unir esforços para o desenvolvimento da cidade e do estado a partir de ações lideradas por inovação e tecnologia. Uma dessas ações é a ocupação do centro de inovação junto ao Ágora.

Quer saber o que é um centro de inovação? Saiba mais em nosso post!

Quer saber mais sobre parques tecnológicos? Confira nosso post que explica o que são Parques?

Confira algumas fotos tiradas no evento.

The following two tabs change content below.

Milena Teixeira

Bibliotecária e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar centros de inovação e parques tecnológicos e científicos. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

Latest posts by Milena Teixeira (see all)