Terceiro dia do Hackathon #DesenvolveSC!
O terceiro e último dia do evento Hackathon iniciou com a palestra “Pitch Deck”, na qual Benyamin Fard – entusiasta em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade abordou o conceito ideal para apresentar um pitch. Para um pitch atrativo, Beny recomendou demonstrar domínio, usar imagens que remetam a solução desenvolvida, evitar textos e seguir a Regra de Ouro: Fonte tamanho 30, 20 segundos por slide e uso de 10 lâminas.
Após uma tarde preenchida com muito esforço e dedicação por parte das equipes que tiveram o privilégio de usufruir de relevantes orientações e apontamentos dos mentores envolvidos no evento, começou o show dos pitches que contou com presença dos jurados: Luíz Antônio Costa Silva (Presidente do CIASC), Moacir Marafon (ex-funcionário do CIASC e sócio-fundador da Softplan), Rafael Araujo (Diretor técnico da TecSolution), Rogério Lacerda (professor da Universidade Federal de Santa Catarina) e Américo Mateus (professor da Universidade Criativa de Portugal e empreendedor – GUDA – Give U Design Art, INNOKINETICS e IDEASREVOLUTION).
Os times apresentaram as propostas:
- Insite Innovation: aplicativo que conecta o cidadão com o Detran para solucionar problemas como pagamento de IPVA e multas.
- O.S Surdos: canal de comunicação direta entre o corpo de bombeiros e surdos, este aplicativo visa facilitar o contato de deficientes auditivos quando há necessidade do serviço dos bombeiros.
- Rocket: aplicativo que faz a ponte entre os cidadãos que encontram problemas nas vias públicas com os órgãos responsáveis.
- Mané Feirante: mapeamento de feiras, produtores orgânicos e feiras comunitárias. Informa aos usuários os malefícios dos agrotóxicos.
- Marjores: aplicativo que oferece banco de dados de hospitais e informações sobre estes para auxiliar o cidadão.
- Polar: sistema em que é possível escanear as notas fiscais que os estabelecimentos emitem em troca de benefícios, usando a tecnologia QR Code.
- SC Go: aplicativo que permite a interação do cidadão com o governo na questão de obras públicas.
- Consulta-e: plataforma de apoio ao cidadão que através de um chat virtual fornece informações e dados sobre diversos do segmento público.
- Fitocon: aplicativo para gerar valor para o pequeno agricultor, através de informações sobre agrotóxicos e os devidos uso dos mesmos.
- Gedai: informa a localização do lixo descartado inadequadamente para o órgão responsável retirar.
Enquanto todos estavam na expectativa pelo resultado, além das dinâmicas realizadas por Thiago Marafon e Benyamin Fard para descontrair, Jardel Weyrich apresentou sua palestra sobre “Desenvolvimento de Software” e Moacir Marafon finalizou o evento com o tema “Desafio da Gestão Pública”.
Os times vencedores da primeira edição do Hackathon foram Hack Soft, o segundo colocado ficou com a Polar e o terceiro lugar com a equipe Mané Feirante. O evento ainda fez menção honrosa à equipe Consulta-e. Todas produziram aplicativos que de alguma maneira ligam os cidadãos catarinenses ao governo e receberam os prêmios de R$ 5.000,00, cursos da Resultados Digitais e espaço gratuito para trabalho no Co-Creation Lab, no Centro Sapiens.
Diante do sucesso do evento, mentores e organizadores já planejam o 2º Hackathon#DesenvolveSC! Aguardem!
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022