Technovation

Empreendedorismo para meninas: Technovation Challenge

Technovation Challenge é um programa da Iridescent, uma organização americana sem fins lucrativos cuja missão é criar e entregar formação científica por meio de engenharia e tecnologia.

Dessa maneira, o programa ajuda crianças a se desenvolverem em três pilares: curiosidade, criatividade e persistência.Curiosidade para aprender com as coisas ao nosso redor, criatividade para tentar novas ideias e persistência para continuar melhorando e desenvolvendo uma ideia.

O Technovation Challenge oferece a meninas em todo o mundo a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para se tornarem empreendedoras e líderes em tecnologia. Nesse sentido, o programa ainda promove a inovação para equipes de meninas do ensino fundamental e médio.

Assim, durante o programa de 12 semanas, as meninas aprendem a debater e pesquisar ideias, desenvolver um plano de negócios e criar um aplicativo móvel, para resolver um problema local em sua comunidade.

O Technovation é tido como o maior programa de  tecnologia do mundo para meninas entre 10 e 18 anos. Além disso, é executado em mais de 100 países, num período de 12 semanas com suporte de empresas como: Salesforce.org, Google.org, Fundação Adobe, Uber, Samsung, BNY Mellon, além da UNESCO, do Peace Corps e da ONU Mulheres.

O TECHNOVATION

Desde 2010, mais de 23.000 meninas enviaram diversos protótipos de aplicativos para a Technovation. Juntamente com apoio de voluntários dedicados em todo o mundo as meninas conseguem criar uma ideia de aplicativo. Conduzem pesquisas de usuários, criam um plano de negócios e criam teste do aplicativo.

Como resultado, líderes dos setores de tecnologia e negócios avaliam as submissões e fornecem feedback para as equipes. Em virtude disso, o Technovation foi destaque no documentário Codegirl de 2015, feito por Lesley Chilcott.

O sucesso do programa está em mudar as atitudes, visão e conhecimento das meninas sobre tecnologia e empreendedorismo junto de voluntários locais, os embaixadores. Em um movimento conjunto há criação de uma comunidade sólida em sua área, organizando eventos e gerenciando o programa localmente.

Technovation Chaleng Florianópolis

Em síntese, esse ano, o Technovation Chaleng Florianópolis, contou com o apoio de diversas empresas de tecnologia. Nosso #teamVIA participou fazendo a mentoria! A edição teve 17 times entre seniores e juniores, com 108 inscritas. A premiação para o time vencedor foi uma bolsa de estudos na I Do Code, um notebook e um celular, com incentivo da Involves. Os times vencedores foram:

Senior – Dream about the future

Junior – Tech Fairy

REFERÊNCIAS

The Innovators Circle. Disponível em: <https://technovationchallenge.org/wp-content/uploads/2016/07/Iridescent-Innovators-Circle.pdf>. Acesso em: 29. abr. 2019

Technovattion Brasil. Disponível em: <https://www.technovationbrasil.org/>. Acesso em: 29. abr. 2019

 

The following two tabs change content below.

Milena Teixeira

Bibliotecária e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar centros de inovação e parques tecnológicos e científicos. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

Latest posts by Milena Teixeira (see all)