Fachada Do Prédio Supera Parque

Parques de Inovação: Cases

Parques científicos, de pesquisa, tecnológicos e agora de inovação.

Um Parque de Inovação vem agregar valor na região e mudanças no ecossistema. O conceito está em conformidade com o próprio conceito de inovação já indicado pela OCDE (2005). Para Silveira (2010, p. 56)  “os parques de inovação se posicionam como ambientes voltados a estimular, propiciar, facilitar e recompensar o pensamento criativo e empreendedor”. O autor ainda define “Parque de inovação como um ambiente com infraestrutura e espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de uma região” (SILVEIRA  2010, p.15). 

Os parques têm sido promotores de competitividade local, afinal onde estão inseridos há movimentação de empresas. Além disso, o local tende a crescer não apenas por meio de empregos, mas também dos projetos que são executados pela gestão do parque, pelos habitats de inovação e empresas presentes. 

No Brasil, são mais de 50 parques em operação. Veja o mapeamento da VIA Estação Conhecimento aqui.

Nesse contexto, dois parques são considerados como sendo de inovação no Brasil! 

O parque de inovação Sapiens Parque 

Parque de inovação Sapiens parque - vista aéra.

Fonte: Vania Ponfante.                                                                Visão aérea do parque sapiens

O Sapiens Parque foi fundado em 2007, “sob o conceito de parque de inovação. A iniciativa propõe criar a infraestrutura necessária para favorecer a convergência de conhecimentos, ideias e projetos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental” (SAPIENS, 2018). O parque busca com a instalação das empresas o desenvolvimento local, geração de empregos e movimento na região.

As áreas que o parque contempla são: tecnologia mecatrônica, energia, life science, economia criativa, turismo (eventos e negócios, comércio e gastronomia e lazer e entretenimento), serviços de suporte empresarial, educação e saúde. Os serviços abrangem além da venda de terrenos, a locação de espaços. Atualmente dois centros estão disponíveis para a locação, sendo – InovaLab (O InovaLab é o centro  para incubação dos clusters de inovação do Sapiens) e  o centro de farmacologia pré-clínica – CRF (com Biotério para Ensaios pré-clínicos, Laboratórios de Pesquisa Farmacológica e Incubadora de Life Scie).

O Sapiens Parque possui diversos programas que interagem com a região, como o open sapiens e comitê de democratização para informática, trazendo a comunidade local para dentro do parque. 

Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto

O Supera Parque foi inaugurado em 2014 e possui um ambiente de inovação e promove a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades. É responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia. Localizado  em uma área ligada a Universidade de São Paulo (USP), o parque tem o propósito de criar um ambiente de convivência e sinergia entre universidade, o poder público e empresas que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (FIPASE, 2018).

O parque surgiu do convênio entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A Ainda conta com uma infraestrutura de 310 mil m² do campus da USP de Ribeirão Preto e 800 mil m² (SUPERA PARQUE, 2018)

Faça um tour virtual pelo Supera Parque!

Referências:

FUNDAÇÃO INSTITUTO PÓLO AVANÇO DA SAÚDE – FIPASE. Parque Tecnológico de Ribeirão Preto Resumo Executivo. Disponível em:< http://superaparque.com.br/fipase/ >. Acesso em: 26 maio 2018

SAPIENS PARQUE. Disponível em:< http://www.sapiensparque.com.br >. Acesso em: 23 maio 2018.

SOFTPLAN. Sapiens em Números. Disponível em: <https://www.softplan.com.br/novasede/sapiens-parque-a-cidade-do-conhecimento/sapiens-em-numeros/ >. Acesso em: 23 maio 2018

SUPERA PARQUE DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO, 2018. Disponível em:<http://superaparque.com.br/conheca-o-parque/>. Acesso em: 23 maio 2018

 

The following two tabs change content below.

Milena Teixeira

Graduada em Biblioteconomia (2013) e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar os parques tecnológicos e científicos. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

Latest posts by Milena Teixeira (see all)