Cc1904f0 1aa3 4538 908f D90dd4855865

GMF realiza testes com veículo elétrico

Silencioso e com zero emissão de gases poluentes carro elétrico foi atração no centro da cidade

Nos dias 05 e 06 de julho, a frota da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) ganhou um importante reforço para a ronda na região da Praça XV de Novembro, em Florianópolis. Neste ínterim, o veículo elétrico Li DR, fabricado pela Mobilis, atraiu olhares durante o período em que foi integrado a frota da corporação.

O teste foi realizado por meio do programa Living Lab ao qual a startup Mobilis participa. Contudo, mostrou na prática que os veículos elétricos podem ser uma alternativa sustentável aos quadriciclos movidos a combustível. Estes, atualmente usados nas rotinas operacionais da Guarda.

“O teste deixou claro que veículos elétricos podem desempenhar com eficiência as atividades que envolvem a mobilidade dos agentes da GMF, com autonomia, baixíssimos ruídos e impactos reduzidos ao meio ambiente”, ressaltou Erico S. dos Reis, diretor comercial da Mobilis.

Assim, a expectativa é que no futuro uma nova rodada de testes ocorra em parceria com agentes públicos de segurança, desta vez associando ao veículo elétrico da Mobilis a plataforma TrackLi, que atua na gestão eficaz de frotas otimizando rotas, mapeando o perfil de uso dos condutores e tornando a manutenção preventiva mais inteligente.

Veículo elétrico versus quadriciclo

Ademais a Mobilis fez um estudo para estimar os benefícios caso GMF substituísse os quadriciclos pelos veículos elétricos.  Desta forma, os índices se referem ao comparativo de uso dos veículos durante 30 dias.

– 95% de redução nas emissões de ruído;

– 100% de redução nas emissões diretas de poluentes;

– 98% de redução nas emissões indiretas (eletricidade versus combustível);

– 80% de redução no gasto de combustível (gasolina versus eletricidade);

– 70% de redução nas manutenções.

*Colaborou: Grayce Rodrigues/Publish Ideas

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com

Latest posts by Mariana Mezzaroba (see all)