Brainstorming

3 ferramentas virtuais gratuitas para brainstorming

Brainstorming

O brainstorming é uma ótima maneira de reunir e criar ideias com a sua equipe. Com o avanço da tecnologia, é possível tornar o brainstorming uma ferramenta virtal,  facilitando a coleta de idéias e estimulando a criatividade remotamente.  Assim, pouco importa se as ferramentas são tão básicas quanto um documento do Google Documents compartilhado com os colegas ou tão sofisticadas quanto um quadro de comunicações feito sob encomenda, importante é como esse recurso é aplicado dentro do ambiente de trabalho.

IdeaBoardz

O IdeaBoardz é uma ferramenta que permite configurar um quadro virtual e convidar colaboradores. Além disso, permite criar seções para as diferentes áreas para as quais você deseja coletar ideias. Em seguida, é possível utilizar esse espaço virtual para colar blocos auto-adesivos (os famosos post-its).

ideaboardz

Existe também a função de votação, que permite que os participantes deem um “gostei” nas ideias que apoiam. Isso pode ajudar a decidir quais ideias seguir ou como priorizar os próximos passos. É possível também classificar os favoritos pelo maior número de votos, visualizar seções diferentes ou filtrar ideias usando a pesquisa de palavras-chave. No final, é só exportar a placa para armazenar facilmente as ideias para mais tarde quando forem utiliza-las

Google Documents

O Google Documents pode parecer uma ferramenta simples de compartilhamento de arquivos e controle de versão. Porém, ele também é uma poderosa ferramenta simples de brainstorming. Quanto mais a sua equipe estiver familiarizada com esse recurso, mais fácil será para iniciar.

googledocs

Os passos para utilizar são bastante simples. Basta criar um novo documento e compartilhá-lo com os membros da sua equipe (não esqueça de fornecer as permissões para que todos possam editar o documento). Após isso, é só começar a utilizar o espaço como um quadro de ideias. Todos podem adicionar as suas ideias separadamente e depois inserir no documento ou podem fazer isso em tempo real para que uma ideia inspire as outras a surgirem. É possível ver quem está escrevendo e deixar comentários nas ideias um dos outros. Uma forma simples, mas poderosa de criar um ambiente de colaboração.

Realtime Board

O Realtime Board é um espaço colaborativo online onde você pode preencher um quadro brando utilizando notas de post-it virtuais. Além de poder começar com uma página em branco, é possível usar um modelo já definido para estruturar seu projeto. Adicione arquivos, imagens e documentos variados, para então transformá-lo em uma apresentação ou exportá-lo para um PDF. A versão gratuita infelizmente possui algumas limitações.

realtimeboard

Fonte: tallyfy.com

Para mais dicas e ferramentas interessantes, fique ligado no nosso blog!

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.

Latest posts by Lúcio de Souza Silva (see all)