VIA Revista

VIA Revista sobre Distritos Criativos é lançada no II TCDS

O mês de agosto acabou e com isso tivemos a chegada da VIA Revista sobre Distritos Criativos que fora lançada dentro do II TCDS (Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável).

Confira o evento na íntegra aqui (Dia 01) e aqui (Dia 02).

Nesta edição da VIA Revista, o leitor terá acesso ao conteúdo sobre o que são os distritos criativos, o que os difere de outros territórios criativos, sua conexão com a economia criativa, além de uma “viagem” por diversos cases ao redor do mundo e muito conteúdo relevante para o aprofundamento dos conceitos correlatos ao tema.

Um passeio pela 15º edição da VIA Revista

VIA revista

Nesta edição da VIA Revista, começamos com uma abordagem aos conceitos teóricos importantes para o que leitor possa compreender o que são territórios criativos, distritos criativos, economia criativa e outros construtos relacionados à temática principal da VIA Revista.

Na sequência, recapitulamos o I TCDS e mergulhamos em uma série de cases de distritos criativos pelo mundo e pelo Brasil. Depois, avançamos na VIA Revista para trazer temas correlatos ao tema central, como abordando a questão dos intermediários criativos na África, ou a força da economia criativa na cidade de Florianópolis. E aproveitamos para abordar o case de outros habitats de inovação que se relacionam diretamente com a Economia Criativa.

Os pilares de um distrito criativo

A VIA Revista nesta 15º edição centra suas pautas finais para trazer, cometar e exemplificar os pilares de um distrito criativo:

• Ambiente natural e construído;
  • Empreendedorismo cultural, economia criativa e inovação;
  • Identidade cultural; e
  • Governança e políticas públicas.

Além disto, também traz assuntos que são de extrema importância quando falamos sobre a transformação que o distrito criativo traz ao território, que são:

• A revitalização dos espaços urbanos;
  • O desenvolvimento do turismo,
  • A participação cidadã;
  • O distrito como espaço de inclusão social, tolerância e diversidade; e
  • As consequências da gentrificação.

Interessado na 15º edição da VIA Revista? você pode encontrar muita mais lendo a revista na íntegra, bem como acessando as edições anteriores disponíveis gratuitamente em: https://via.ufsc.br/download-revista.

Desejamos uma ótima leitura e continuem a nos acompanhar aqui no blog em nossas redes sociais!

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)