Aprendizagem Baseada Em Jogos

Aprendizagem baseada em jogos ou gamificação? Entenda a diferença.

Aprendizagem baseada em jogos

Com a utilização da aprendizagem baseada em jogos os alunos aprendem enquanto brincam. Assim, tornando o processo de aprendizado mais interessante, ocasionando um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo. Jogos são combinados com aulas tradicionais porque o processo tradicional de aprendizado pode ser monótono, e o aprendizado baseado em jogos pode melhorar a motivação dos alunos para aprender. A aprendizagem baseada em jogos não se refere apenas ao uso de jogos para revisão e reforço de conceitos (AL-AZAWI; AL-FALITI; AL-BLUSHI, 2016). Os jogos incluem muitas características de resolução de problemas, adicionando elementos de competição e oportunidade. Ou seja, o aluno jogador precisa lidar com um resultado desconhecido, vários caminhos para um objetivo, a construção de um contexto do problema e a colaboração com vários jogadores (EBNER; HOLZINGER, 2007).

Como benefícios da sua utilização na aprendizagem podemos citar (AL-AZAWI; AL-FALITI; AL-BLUSHI, 2016):

  • Os jogos atraem a participação de indivíduos em muitos limites demográficos (por exemplo, idade, sexo, etnia
    e status educacional).
  • Podem ajudar as crianças a estabelecer metas, fornecendo feedback, reforço e registros de mudanças comportamentais.
  • Os jogos são divertidos e estimulantes para os participantes. Consequentemente, é mais fácil conseguir e manter um
    atenção total da pessoa por longos períodos de tempo.
  • Os jogos também permitem que os participantes experimentem novidades, curiosidade e desafio. Isso pode estimular o aprendizado.

Gamificação

Já a gamificação é a prática de usar elementos de design de jogos, mecânica de jogo e pensamento de jogo em atividades não relacionadas a jogos para motivar os participantes. A gamificação educacional propõe o uso de sistemas de regras semelhantes a jogos, experiências de jogadores e papéis culturais para moldar o comportamento dos alunos (AL-AZAWI; AL-FALITI; AL-BLUSHI, 2016). Dessa forma, utiliza pontos, distintivos, classificações e incentivos para engajar os alunos no processo de aprendizagem.

Os benefícios da gamificação na educação são (AL-AZAWI; AL-FALITI; AL-BLUSHI, 2016):

  • Melhor experiência de aprendizagem.
  • Melhor ambiente de aprendizagem.
  • Instant Feedback.
  • Promover mudanças comportamentais.
  • Pode ser aplicado para a maioria das necessidades de aprendizagem.

 

Assim, a grande diferenças entre estes dois conceitos está na integração da mecânica do jogo com o conteúdo. A aprendizagem baseada em jogos integra totalmente os dois, então o jogo é o conteúdo. Em contrapartida, a gamificação usa elementos do jogo como recompensa pela conclusão de etapas, ou conhecimentos adquiridos.

Referências

AL-AZAWI, R.; AL-FALITI, F.; AL-BLUSHI, M. Educational gamification vs. game based learning: Comparative study. International Journal of Innovation, Management and Technology, v. 7, n. 4, p. 132-136, 2016.
EBNER, M.; HOLZINGER, A. Successful implementation of user-centered game based learning in higher education: An example from civil engineering. Computers & education, v. 49, n. 3, p. 873-890, 2007.

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Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.

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