Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Brooklyn Cultural District, New York, EUA
Olá leitores do VIA. Retornando com nossa série de publicações quinzenais denominada “VOLTA AO MUNDO COM OS DISTRITOS CRIATIVOS”. Neste post, vamos viajar para os Estados Unidos da América e conhecer o Brooklyn Cultural District. Lembrando que para aprofundar o conceito por trás dos distritos criativos, clica aqui.
Brooklyn Cultural District, New York, EUA
OBS: O texto abaixo foi extraído na íntegra do ebook VOLTA AO MUNDO POR MEIO DOS DISTRITOS CRIATIVOS , este pode ser lido acessado no site do grupo VIA .
O Brooklyn Cultural District existe como o coração cultural de uma das mais diversas paisagens do mundo e resulta de um esforço conjunto de quarenta anos da prefeitura e das organizações artísticas locais (GCDN, 2022). Tem como objetivo orientar o desenvolvimento cultural do centro do Brooklyn e servir como o coração de uma das cidades mais culturalmente diversas do mundo (GCDN, 2022). Ainda, conecta organizações culturais do Centro do Brooklyn, para permitir a colaboração, compartilhar informações, facilitar a advocacia conjunta e discutir e abordar questões que afetam comunidades de artistas e organizações culturais locais (DB ARTS ALLIANCE, 2022).
Além disso, o Brooklyn Cultural District possui uma área central, situada em cinco quarteirões perto do bairro de Fort Greene, que se expande pelo centro do Brooklyn, englobando cerca de setenta instituições culturais e comodidades residenciais, comerciais e educacionais (GCDN, 2022).Hoje é um precedente para iniciativas semelhantes que mesclam a direção pública com o investimento privado, a partir de moradias acessíveis, espaços de ensaio e praças públicas, exemplos das comodidades que reforçam essa área na comunidade (GCDN, 2022).
O centro do Brooklyn é o lar de algumas das mais impressionantes instituições artísticas e culturais da cidade de Nova York, e o Brooklyn Cultural District é central para isso, sendo um componente fundamental do compromisso da cidade com o renascimento e redesenvolvimento do Centro do Brooklyn (TFANA, 2022). O Brooklyn é constituído, assim, como um centro de negócios e um ponto cultural em expansão (DOWNTOWN BROOKLYN, 2014).
Interessado em conhecer outros distritos criativos? você pode encontrar muita mais lendo o ebook na íntegra, ou usando nosso mapa de distritos criativos. Aprofunde o conhecimento sobre distritos criativos, acompanhando nossa série de vídeos sobre o assunto, clicando aqui. Até nossa próxima parada nessa jornada.
Ótima leitura e continuem a nos acompanhar aqui no blog em nossas redes sociais!
Referências Bibliográficas
GCDN – GLOBAL CULTURAL DISTRICTS NETWORK. Brooklyn Cultural District. GCDN, 2022. Disponível em: https://gcdn.net/member/brooklyn-cultural-district/. Acesso em: 10 de Jan. de 2022.
DB ARTS ALLIANCE. About Us / Membership. Db Arts Alliance, 2022. Disponível em: https://www.dbartsalliance.org/. Acesso em: 10 de Jan. de 2022.
DOWNTOWN BROOKLYN. Impacto de US$ 310 milhões do distrito cultural do Brooklyn. Downtown Brooklyn, 2014. Disponível em: https://www.downtownbrooklyn.com/news/2014/brooklyn-cultural-districts-310-million-impact. Acesso em: 10 de Jan. de 2022.
TFANA – THEATRE FOR A NEW AUDIENCE. O Distrito Cultural do Centro do Brooklyn. TFANA, 2022. Disponível em: https://www.tfana.org/community/bam-culturaldistrict. Acesso em: 10 de Jan. de 2022.
Danisson Luiz dos Santos Reis
Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)
- Florianópolis é escolhida a capital mais criativa do Brasil. - 11 de Outubro de 2024
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Soho Design District, New York, EUA - 17 de Setembro de 2024
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Meatpacking District, New York, EUA - 26 de Agosto de 2024