17

VIA visita atores do ecossistema de inovação de Palmas-TO

Visita aos atores do ecossistema de inovação de Palmas – TO

O grupo VIA está atuando em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para mobilizar agentes internos e externos para construção de uma universidade inovadora. Para tanto, diversas ações estão sendo realizadas. Uma ação importante é o fomento da conexão entre o ecossistema de inovação de Palmas-TO e UFT. Assim, está sendo realizado um projeto de orquestração desse ecossistema de inovação, visando fomentar o ambiente empreendedor e inovador da cidade e estado. Como um processo de reconhecimento do ecossistema de inovação de Palmas-TO, o grupo VIA visitou atores que protagonistas na pauta da inovação na cidade. O objetivo da realização das visitas foi aproximar a Universidade Federal do Tocantins aos atores do ecossistema para compreender ações realizadas e possíveis parcerias. 

Os atores visitados foram:

  • Sebrae-TO
  • Secretária de Indústria, Comércio e Serviços
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins – FAPT
  • UniCatólica – Connect Village
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego – SEDEM
  • Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO
  • Agência de Fomento do Estado do Tocantins 
  • Associação de Jovens Empreendedores – AJEE

Confira como foi a visita ao Sebrae-TO

O encontro com o Sebrae-TO em Palmas teve como objetivo aproximar as demandas de UFT e Sebrae-TO e fortalecer as conexões interinstitucionais. O Sebrae-TO apresentou suas ações junto ao ecossistema de inovação do estado, realizado por meio de projetos e eventos de empreendedorismo e inovação. Posteriormente, foram discutidas possíveis parcerias entre a UFT e Sebrae. Adelice Novak, analista técnica do Sebrae – TO, comentou sobre essa iniciativa da universidade: “ o Sebrae ele tem mais do que interesse em estar junto com a universidade, porque o ecossistema para ele rodar, ele precisa de fato dessa união e nós temos várias ferramentas e oportunidades para que tudo isso aconteça. É muito importante essa aproximação da UFT, pois o Sebrae sozinho não faz verão, essa união fortalece e traz oportunidades para todos e nós estamos de portas abertas para que essa união aconteça e que a gente consiga aplicar tudo o que o Sebrae tem e a universidade também tem para que esse ecossistema tenha sucesso”.

Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

A visita na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins permitiu conhecer as políticas públicas do Estado para fortalecer a economia, o empreendedorismo e a inovação. Geanny Pinheiro (Gestora pública e gerente de desenvolvimento de exportação – ACICS) comentou sobre o histórico e a dinâmica econômica do Tocantins. Também apresentou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) que tem como objetivo fomentar a infraestrutura dos parques e distritos industriais do Estado do Tocantins. E, o programa Produtos da Terra que visa fortalecer arranjos produtivos locais em todos os municípios, fomentando cooperativas e associações de pequenos produtores.  O projeto do parque tecnológico também foi comentado. Geanny destacou a importância da UFT como parceira da secretaria e deixou as portas abertas para novas conexões entre as entidades, e destacou, “no Tocantins temos mais de 1500 doutores que podem agregar valor, têm os laboratórios, então a gente precisa articular e disseminar à nossa política pública de desenvolvimento econômico alinhado ao que a universidade está fazendo para que possamos ter produtos para o mercado e soluções para nossas empresas criando um ambiente favorável para as pessoas que vivem aqui e atraindo novos investimentos”. 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT)

Na reunião com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), o presidente Márcio da Silveira expôs as iniciativas em andamento conduzidas pela FAPT. Destacou o apoio por meio de editais para graduação e pós-graduação, apoio à feira Agrotins e o projeto do parque tecnológico. O presidente destacou iniciativas muito interessantes, como o Programa Educa + . Em relação à UFT, Márcio comentou sobre a necessidade de trabalhar ações de inovação e empreendedorismo na universidade e se colocou à disposição para futuras parcerias. Silveira comentou sobre o projeto, “eu acho o trabalho importante da UFT, começa pela agência de inovação, envolve todos os atores do ecossistema de inovação, tem sido sempre um bom parceiro da Fundação de Amparo à Pesquisa, e o governo do Estado tem todo o interesse de fortalecer e consolidar o ecossistema de inovação do Tocantins, e não tem outra maneira que não seja pelo conhecimento, e o conhecimento começa pelo trabalho de pesquisa que vocês estão fazendo, um trabalho muito interessante que vai culminar com o Pacto pela Inovação, envolvendo todos os atores do estado”. 

UNICATÓLICA

A ida à UNICATÓLICA teve como propósito familiarizar-se com as iniciativas promovidas pelo centro universitário e explorar o ambiente de inovação do Connect Village. A reitora Andrea Carla e o pró-reitor Córdoba comentaram sobre a atuação do centro universitário na cidade e sobre os cursos de excelência da universidade. Também foi possível visitar o espaço Connect Village, ambiente de inovação da universidade que conta com salas de aulas inovadoras e com recursos tecnológicos diferenciados. Um amplo espaço que visa ser o local inovador da instituição e que está preparado para receber os mais diversos parceiros, havendo conexões já estabelecidas com algumas empresas. A reitora Andrea Carla se colocou à disposição para futuras parcerias com a UFT e com o ecossistema de inovação, sempre com o intuito de colaborar com esse movimento na cidade. 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

A visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego teve como meta explorar as atividades em andamento na secretaria e entender de que forma a UFT pode atender às necessidades do setor público municipal. O secretário Tom Lyra relatou que a secretaria possui interface com as Instituições de Ensino Superior de Palmas e pontuou oportunidades de atuação conjunta com a UFT. Por fim, destacou que a secretária tem total interesse em se aproximar da UFT e que podem contar com seu apoio para projetos colaborativos. Tom Lyra, comentou sobre essa aproximação realizada pela universidade “eu fico muito agradecido por vocês trazerem essa disposição da universidade de contribuir com a área de inovação e empreendedorismo, eu acho que nada evolui sem a presença das universidades, a universidade que tem o conhecimento e que facilita as coisas para a comunidade e aqueles que querem crescer, então, essa atitude da universidade é nobre, é louvável, eu fico grato e agradeço em nome da prefeita Cinthia Ribeiro por vocês terem nos procurado e oportunizar essa possibilidade para que possamos trabalhar junto e eu tenho certeza que vai avançar e os munícipes só tem a ganhar”.

Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO)

O encontro com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) visou compreender as necessidades da indústria e explorar maneiras de estreitar os laços entre a UFT e o setor industrial estadual. Fernandes, representante da federação, começou destacando o mapeamento das cadeias produtivas do estado e da necessidade de haver um foco de atuação que una todos os atores. Destacou a necessidade de mão de obra capacitada e a reindustrialização do estado utilizando tecnologia 4.0. Fernandes (FIETO), destacou a importância de familiarizar-se com o portfólio de soluções oferecido pela UFT para compreender como alinhar essas ofertas com as necessidades industriais no estado. Além disso, a importância da universidade conhecer as demandas específicas da indústria. 

Agência de Fomento do Estado do Tocantins

Durante a visita à Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Ricardo Velloso e Elaine Matos, representantes da instituição, discorreram sobre o papel da agência no financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Ricardo destacou a necessidade de formação para os empreendedores em conhecimento bancário. Nesse sentido, foi destacado que a UFT pode colaborar como parceira da Fomento em diversas ações para aprimorar a qualidade da submissão de projetos à agência. Elaine Matos comentou, “eu acho de extrema importância essa parceria entre Agência de Fomento e UFT, ambas as partes vão ganhar com isso, com os professores envolvidos para instruir os alunos, os clientes que forem atendidos, estamos falando do futuro dos alunos e estamos preparando profissionais para atender nossos clientes. Portanto, para nós é de extrema importância fazermos parte desse ecossistema de inovação e estamos próximos da universidade”.

Associação de Jovens Empreendedores (AJEE)

A reunião com a Associação de Jovens Empreendedores (AJEE) ocorreu na Aceleradora Vórtex e contou com a participação de dois representantes da associação, Clicya Brandão e Álvaro. Clicya Brandão e Álvaro, da AJEE, compartilharam informações sobre as iniciativas promovidas pela associação, incluindo programas de capacitação para novos empreendedores, eventos de networking denominados HappyAjee, participação em semanas acadêmicas por meio de palestras e oficinas. Destacaram também a existência de uma trilha de capacitação específica para empreendedores chamada AJEE Capacita. Iniciativas de parcerias entre AJEE e a UFT foram então discutidas. Clicya Brandão comentou sobre essa aproximação da UFT com a AJEE, “achei muito bacana esse projeto de vocês, a gente sente que existe esse distanciamento entre a academia e os empreendedores. Eu acho que um passo bem importante para mudar esse cenário é unir essas entidades. Acredito que vai ser uma mudança significativa em relação a visão dos empresários sobre a UFT e dos alunos para o meio empresarial. Parabenizo o projeto e espero que possamos contribuir com esse movimento”.

A partir das visitas realizadas, outras ações estão sendo desenvolvidas para elaboração de estratégias de fomento a esse ecossistema. Fique ligado nas próximas notícias! Leia nossa revista sobre os projetos de ecossistemas de inovação já realizados pelo grupo VIA. Até logo!!

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisas com foco em ecossistemas de inovação. Atua em diversos projetos de inovação.