Inscrições Incubadora

Incubadora VIA Júnior encerra seu primeiro ciclo de incubação

Na última quarta-feira (29/11), com o cenário contagiante do Sebrae Hub, em Florianópolis/SC, aconteceu o Pitch Day, momento em que a Incubadora VIA Júnior encerra seu primeiro ciclo de incubação. Certamente, esse dia ficará marcado na história dos ambientes promotores de inovação brasileiros, comemorando a graduação das cinco Empresas Juniores, na primeira Incubadora de Empresas Juniores do Brasil.

Neste primeiro ciclo de incubação, as Empresas Juniores tiveram individualmente, acesso a sete mentorias personalizadas, participaram de dez workshops enriquecedores e dedicaram mais de 40 horas de atividades práticas, explorando todas as habilidades e competências das equipes.

Essa jornada não apenas fortaleceu os laços entre as EJs e os parceiros, mas também proporcionou um ambiente de aprendizado intenso, surpreendendo a equipe da VIA Júnior, pela determinação, trabalho em equipe e comprometimento extraordinário, que, conforme os indicadores de maturidade da incubadora, uma das EJs obteve pontuação incrível de 3,9 pontos.
Esse resultado, estabelecido pela metodologia, é um salto extraordinário em relação às metas do Plano de Incubação, feito, que representa quase perfeitos 4 pontos, evidenciando a excelência alcançada. Comparativamente, ao ingressarem no ciclo de incubação, a mesma EJ, registrou 0,9 pontos de maturidade na Etapa Diagnóstica, tornando esse avanço ainda mais notável!

Indicadores de maturidadeIncubadora VIA Júnior

 

Essa conquista excepcional das Empresas Juniores é mais do que uma vitória, foi o testemunho de excelência, medido pelos indicadores da incubadora. As EJs experimentaram um crescimento médio de 61%, chegando a atingir impressionantes 75% em relação ao nível de maturidade estabelecido no início do ciclo de incubação. Essa jornada não apenas as levou a alcançarem a pontuação mínima necessária para a graduação, 3,5 pontos, mas juntas, construíram sólidas ferramentas e métodos para a transferência de conhecimento perante os seis eixos de atuação, impulsionando o modelo de negócio e tornando-se ainda mais competitivas no mercado.

Além do admirável engajamento entre as equipes e do nível de maturidade alcançado, as Empresas Juniores deixaram uma marca significativa nos indicadores de faturamento. Juntas, essas EJs geraram uma impressionante receita de mais de R$1.5 milhões, contribuindo com mais de R$210 mil para os cofres públicos em arrecadação de impostos. Este é um feito histórico para elas, representando um incrível crescimento de mais de 25% em comparação ao ano anterior.

Além destes indicadores, como forma de contrapartida social estabelecida em conjunto com a incubadora VIA Júnior, as EJs se uniram para desenvolver ações em prol da comunidade. Desde auxiliar crianças carentes no aprendizado escolar, social e cultural, até arrecadar mantimentos para o lar de idosos e zelar pelo bem-estar de animais resgatados das ruas. São as pequenas ações como essas que a sociedade precisa e carece. As Empresas Juniores não apenas demonstram excelência nos negócios, mas também incorporam um espírito acolhedor e fraterno, promovendo mudanças significativas por onde passam.

                      Incubadora VIA Júnior

 

Por meio de uma sinergia colaborativa em rede, a Incubadora VIA Júnior busca fomentar a interação das Empresas Juniores com diversos atores do ecossistema de inovação, estruturando redes de relacionamentos e contribuindo para a formação de novos talentos. Nosso compromisso é contribuir para o potencial empreendedor que há nessas empresas, de maneira dedicada, semana a semana, juntos, impulsionamos as EJs para uma universidade ainda mais empreendedora e inovadora.

Graduação das Empresas Juniores

       Graduação das Empresas Juniores

 

Estamos em conjunto, transformando o cenário e construindo uma Universidade ainda mais empreendedora e inovadora! Esses resultados impressionantes não apenas validam a eficácia do ciclo de incubação, mas também ressaltam o potencial e a capacidade das EJs em se destacarem no cenário empresarial. Parabéns a todas as equipes envolvidas nesse sucesso extraordinário!

Como gestor da Incubadora VIA Júnior, gostaria de agradecer a cada mentor, palestrante e parceiro que estiveram conosco durante esse ciclo. Sem vocês, essa festa não teria acontecido.

Parceiros VIA Júnior

Parceiros VIA Júnior

 

Os resultados obtidos ao longo do ciclo de incubação, destacam conquistas importantes para a Incubadora VIA Júnior, evidenciando o sucesso incontestável da metodologia, validada em cinco Empresas Juniores, bem como, reforça a importância da Incubadora para o ecossistema universitário, promovendo ações inovadores para todos os estudantes da UFSC.

Depoimentos

“Tenho muito a agradecer a Incubadora VIA Júnior, foi uma oportunidade incrível para nossa empresa. Pudemos aprender muito neste ciclo de incubação e ter a oportunidade de estar em contato com diversos atores do ecossistema, dentro e fora da universidade, sendo muito benéfico para a gente. Muito obrigada” Laura Hemsing Kremer – Presidente Nutri Júnior.

“Quero agradecer muito a VIA Júnior, por todo esse caminho e essa jornada que a gente teve em conjunto, foi muito gratificante e emocionante os membros da EPEC no Pitch Day e de ver todo esse crescimento e inspiração que esse programa nos trouxe, bem como para todas as demais empresas juniores e também pro ecossistema do movimento de empresas juniores de Santa Catarina. Muito obrigada” Luiza Ferreira Bastos – Presidente EPEC.

“Certamente a Incubadora VIA Júnior é um projeto muito inspirador para todas as empresas júniores da UFSC. O que vimos hoje, no Sebrae, no Evento de Pitch Day, foi um grande sucesso para todo o movimento das EJs. Não percam essa oportunidade e se inscrevam para o edital de 2024” Diego Henrique – Presidente Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (gestão 2024).

A partir desse ciclo que vivenciamos com esses empreendedores natos e por meio da parceria sinérgica entre SINOVA, UFSC e Grupo VIA Estação Conhecimento, vamos juntos, construir um futuro brilhante para esses jovens empreendedores.

Nos acompanhem nas redes sociais do VIA Estação Conhecimento e da SINOVA/UFSC, pois, estamos com edital aberto para o Ciclo de Incubação 2024.

Edital Ciclo de Incubação 2024 – clique aqui!

Formulário de inscrição – clique aqui!

 

Para mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail: viajunior.incubadora@gmail.com.

The following two tabs change content below.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.

Latest posts by Ricardo Silvestro (see all)