62417654 2313879662265166 4326789258451877888 N

VIA participa do evento “Análise de territórios complexos: renovação urbana de áreas centrais históricas”

Economia criativa e cidades foi tema de palestra do #teamVIA

Na última quarta feira (05/06) a doutoranda do grupo VIA, e advogada urbanista, Ágatha Depiné, participou da mesa de debate intitulada “Renovação urbana: Habitação, Economia, Patrimônio, Gestão do Território, Instrumentos de planejamento”. A mesa fez parte do evento organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC): “Análise de territórios complexos: renovação urbana de áreas centrais históricas”.

Folder do evento CPUA Itinerante em que grupo VIA realizou palestra. Imagem do centro ao fundo.

Folder do evento promovido pelo CAU-SC

A palestra ministrada teve como temática a economia criativa e sua inserção nas cidades, tendo como enfoque a revitalização de centros históricos. Nesse sentido, Ágatha apresentou o conceito e histórico da economia criativa nas últimas décadas, sua relação com a classe criativa ou força de trabalho criativo e exemplos de impacto dessa área no desenvolvimento urbano em diferentes cidades.

Para Depiné:

As cidades criativas se adaptam ao seu tempo, se transformam, mas preservam aquela essência que as particularizam e que se externaliza por meio dos valores, história, identidade e cultura local.

Saiba mais sobre cidades criativas com a 6° edição da VIA Revista!

Palestra sobre economia criativa e cidades. Fonte: acervo VIA.

Durante a palestra, Depiné também enfatizou a importância da classe criativa para o desenvolvimento das cidades, principalmente das cidades criativas. Nesse sentido, a classe criativa tem como recurso-chave a criatividade geradora de inovação. Assim, a classe criativa iniciou a atração de empresas e consequentemente investimentos nos espaços urbanos. Logo, um dos fatores de atração da classe criativa é a busca por qualidade de vida. O que demonstra o estimulo a diversidade, arte e cultura no espaço urbano.

Por fim, o evento encerrou com mais uma mesa de debate e encerramento.

Para saber mais sobre o evento acesse aqui o site do CAU -SC!

Quer saber mais sobre economia criativa? Acesse nossos posts sobre!

Gostou do tema cidades criativas? Acesse aqui e veja nossos posts sobre o assunto!

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)