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VIA marcou presença no I Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação no Setor Público no Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de junho, o VIA marcou presença no I Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação no Setor Público, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Laboratório de Inovação Pólen da Fiocruz, que nos recebeu de forma acolhedora e reuniu diversos laboratórios de inovação do Brasil e de outros países Ibero-Americanos, proporcionando um espaço de troca de muitas experiências e aprendizados.

Durante todo o evento, aprendemos mais sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos laboratórios de inovação além de conhecer mais sobre a atuação dos laboratórios de inovação no setor público, os gestores e as equipes, as metodologias utilizadas e principalmente, as histórias por trás de tantos cases de sucesso!

As metodologias utilizadas pelos laboratórios de inovação são, em geral, similares. Como por exemplo, Design Thinking e Design Sprint. No entanto, os objetivos podem variar dependendo da esfera em que atuam, seja federal, estadual ou municipal, executivo, legislativo ou judiciário. Os processos são adaptados às necessidades específicas de cada contexto, assim como a comunicação, que se ajusta às características culturais de cada setor ou região.

As principais atividades dos laboratórios estão voltadas para capacitação para inovação dos servidores, co-criação, foco no usuário, orientação à implementação e times multidisciplinares.

Pelos nomes, identidade visual, viés atuação, ou principalmente pelas características dos usuários do laboratório, a personalização é essencial para a cultura do pertencimento e auxilia no engajamento da equipe para a resolução de problemas e para a criação dos processos inovadores.

Desde 2016, com o início do GNova Lab (SANO, 2020), o número de laboratórios só tem crescido. Dentre laboratórios que deixaram de existir, muitos outros nasceram e abrangendo todas as esferas. Esses laboratórios têm como objetivo capacitar servidores para inovar, resolver problemas e testar soluções inovadoras nos setores públicos. A inovação seja tecnológica ou de processos, têm como protagonistas principais, os servidores.

Inovação como Ferramenta de Transformação

A abertura do evento contou com a fala inspiradora do presidente da ENSP Sr. Marco Menezes, que destacou que

“comunicação na gestão também é uma forma de inovação”.

Ele enfatizou a importância da inovação na documentação interna e na integração com outros espaços e países, refletindo a visão de uma gestão pública mais eficiente e conectada.

A carta à sociedade publicada no último congresso interno da ENSP mencionou os grandes desafios propostos pela atual situação brasileira, mas evidenciou que: a justiça social, democracia e preservação do ambiente como finalidades, e saúde, ciência, tecnologia e educação como elementos basilares para a atuação.

Priscila Ferraz, atualmente Diretora Executiva da Fiocruz também enfatizou a importância das redes e relações multidisciplinares bem estabelecidas para o desenvolvimento da ciência e da inovação.

 Laboratórios Ibero-Americanos: Transformando o Mundo

Com a presença de laboratórios Ibero-Americanos, a primeira mesa do evento aprofundou as experiências de laboratórios no setor público no exterior e do LA-BORA! gov., laboratório brasileiro que compôs a mesa. Contamos com a presença do LabX de Portugual, iBO Laboratório de Inovação Pública de Bogotá, Laboratório de Governo do Chile, MVDLAB de Montevidéu, Uruguai e Observatorio de Justicia Sanitaria y Climática (OJSyC) da Argentina. Não há como compartilhar sobre nossa presença no evento sem ressaltar o que esses laboratórios compartilharam.

Eduardo Navarro, do Laboratório de Governo do Chile, compartilhou os cinco princípios que orientam seu trabalho: foco nas pessoas, co-criação, base em evidências, orientação à implementação e times multidisciplinares. Ele ressaltou que

“a implementação é onde se gera e entrega valor”.

Juan Felipe, do iBO Laboratório de Inovação Pública de Bogotá, destacou a importância da governança colaborativa e da inovação aberta.

“Precisamos pensar de maneira sustentável e com visão de futuro, com participação cidadã, mas principalmente de maneira útil ao usuário”, afirmou.

Andrea Apolaro Lemo, do MVDLAB de Montevidéu, Uruguai, ressaltou a importância da participação cidadã.

“Participação é o sobrenome da inovação. É ela que gera comunicação, para conversas e acordos, escutando e construindo juntos.”

Patrícia Paralta, LabX de Portugual compartilhou que em 2017, quando a experimentação começou a ganhar destaque, o LabX teve 3 anos para provar sua necessidade e que o laboratório surgiu com foco em estudos e inovação, simplificação de serviços públicos e colaboração entre setores. Após alguns anos de experiências e mentorias de laboratórios criaram a rede de laboratórios de experimentação e inovação do setor público para melhor gerenciamento e compartilhamento de conhecimentos.

Natalia Echegoyemberry – Observatorio de Justicia Sanitaria y Climática (OJSyC) da Argentina, enfatizou a necessidade de sentenças que sejam respeitosas e acessíveis ao cidadão, independentemente de sua cultura ou idioma. Citando o exemplo de agentes comunitários interculturais, ela mencionou a importância de considerar as necessidades de pessoas que falam línguas como o guarani. Este esforço é refletido na Revolução do Mercosul n11/2021, que visa garantir que todas as pessoas tenham acesso e possam atuar de maneira cidadã e igualitária.

Ela também discutiu as dificuldades enfrentadas com o governo argentino e reiterou a necessidade dos laboratórios de inovação atuarem como agentes em favor da cidadania e destacou que os laboratórios têm um papel fundamental

na promoção da inovação para o bem-estar público, especialmente em contextos onde a comunicação clara e inclusiva pode fazer a diferença na vida dos cidadãos.

Para finalizar a primeira mesa do evento Luana Faria, coordenadora do LA-BORA! gov. compartilhou sobre a trajetória do laboratório desde 2019 e que é o laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Seu propósito é apoiar e inspirar pessoas e órgãos a inovar e melhorar a experiência das servidoras e servidores para gerar valor público.

E como servidora pública, defende que o sentimento de micro gerenciamento, é reformulado pelo sentimento de ser quem é a partir da atuação do laboratório. Ela afirma que trabalhar com a diversidade é um fator  impulsionador de inovação. Pensar diferente é importante! Por isso compartilhou algumas iniciativas que o LA-BORA! gov. está atuando, dentre elas o guia-prático para TIMES VOLANTES e FREE-LAS uma ideia que pode flexibilizar, simplificar e ampliar possibilidades de trabalho para os servidores e servidoras com equipes dinâmicas.

A inovação deve ser pautada na prática. Como fazer diariamente dia-a-dia.

Experiências e Desafios dos Laboratórios de Inovação no Brasil

Na mesa intitulada “Experiências e Desafios dos Laboratórios de Inovação no Brasil”, Breno Alencar, do E.I.T.A! Recife, compartilhou como sua equipe transformou 64 problemas identificados pelo novo governo da prefeitura em quatro grandes desafios.

“O principal desafio é construir a pergunta correta!”

destacou, enfatizando a importância de formular questões precisas para direcionar os esforços de inovação.

Suzana Magalhães Campos, do PG Inova (RJ), ressaltou a importância da conexão com os servidores e a implementação de práticas como escuta ativa e comunicação não violenta. Ela mencionou a criação do “Laboratório da Felicidade” como uma iniciativa inovadora para resolver problemas internos, melhorando o ambiente de trabalho e a satisfação dos servidores.

Somos Todos Labs: Experiências, Aprendizados e Colaborações

Tiago Chaves Oliveira, do CGULab, destacou a importância de envolver os servidores na identificação de problemas e na proposição de soluções.

Daniel Pandino, do Nainova (Senado Federal), compartilhou a iniciativa de “Campanha de Desafio” para incentivar a inovação entre os colaboradores do Senado, promovendo um ambiente participativo e criativo.

Priscila Souza, do UAI-Lab (TJMG), enfatizou a missão de “ajudar agentes públicos a entenderem seus problemas e encontrar melhores soluções”. Ela destacou a utilização de linguagem simples e a participação dos servidores como elementos cruciais para o sucesso das iniciativas de inovação. A abordagem de envolver diretamente os servidores no processo de inovação ajuda a garantir que as soluções desenvolvidas sejam práticas e implementáveis.

Alessandra Gonçalves de Oliveira do LabSin – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, recordou um post feito por Rodrigo Narcizo onde “a morte é o destino prometido para todos os laboratórios de inovação”  e lembrou que segundo o autor

“A conclusão que todo laboratório um dia vai parar no “bico do corvo” vem de um fato simples e doloroso: não há maneira infalível ou 100% garantida de evitar que um laboratório seja morto por uma decisão da alta liderança.”

Se a morte é inevitável, o Labsin quer deixar um legado “fomos inovadores para o nosso estado, para os servidores e para os cidadãos!”

A Gestão Inovadora de Pessoas e Saberes

Ana Carolina Pinto, do InovInmetro, abordou a implementação de oficinas e workshops de linguagem simples e gestão por resultados no Inmetro.

Nara Falqueto Caliman, do LAB.ges (Espírito Santo), evidenciou que “a gestão do conhecimento e comunicação são fundamentais para alinhar a proposta de valor e compartilhar o conhecimento”. Esse alinhamento é essencial para garantir que todos os membros da organização estejam trabalhando em direção a objetivos comuns, com uma compreensão clara das prioridades e estratégias.

A Inovação em Processos e a Transformação do Estado

Paula Gonçalves Dias, do Lab11 (São Paulo), compartilhou como a gestão de projetos e a transferência de conhecimento são fundamentais para a inovação na prefeitura de São Paulo. A aplicação de práticas eficazes de gestão de projetos ajuda a garantir que as iniciativas de inovação sejam bem planejadas, executadas e avaliadas.

Joseane Aparecida Corrêa, do Linguagem Simples Lab, enfatizou a relevância da comunicação clara e da participação cidadã. Laboratórios de inovação, especialmente no setor público, têm adotado a linguagem simples como uma ferramenta crucial para melhorar a comunicação e a transparência com os cidadãos. Esses laboratórios se dedicam a criar, testar e implementar práticas que simplifiquem a linguagem burocrática e técnica, tornando a informação mais acessível e compreensível para todos.

Escola Nacional de Administração Pública (Enap): Promovendo a Excelência no Serviço Público

Luciana Günther Saboia, representando o Laboratório de Inovação da Enap – GNova Lab. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é uma instituição federal dedicada à formação e capacitação de servidores públicos no Brasil. Fundada em 1986, a Enap tem como missão promover a excelência na administração pública através de cursos de capacitação, programas de pós-graduação, pesquisas e estudos aplicados.

A Enap oferece uma ampla gama de cursos presenciais e a distância, cobrindo temas como gestão pública, políticas públicas, liderança e inovação. Além disso, realiza eventos, seminários e conferências para fomentar o intercâmbio de ideias e experiências entre especialistas e gestores públicos.

Uma das iniciativas inovadoras da Enap é a criação de laboratórios de inovação, como o GNova, que desenvolvem soluções práticas para os desafios do setor público. Essas atividades têm ajudado a melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos no Brasil.

Com parcerias nacionais e internacionais, a Enap continua a desempenhar um papel vital na formação de um serviço público capacitado e comprometido com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

GNova: O Pioneiro Laboratório de Inovação do Setor Público Brasileiro

Pedro Marcante, representando o GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), compartilhou a história e conquistas do primeiro laboratório de inovação do setor público brasileiro. Um exemplo emblemático de como a inovação pode transformar a administração pública. Criado com o apoio do MindLab, laboratório dinamarquês pioneiro em inovação governamental, o GNova tem se destacado por sua abordagem inovadora e colaborativa na resolução de desafios públicos. O GNova tem desempenhado um papel crucial na promoção da cultura da inovação dentro do setor público brasileiro. Seu impacto é evidente na transformação de práticas administrativas, na melhoria da qualidade dos serviços públicos e no aumento do engajamento dos servidores públicos com a inovação.

O GNova, com o apoio do MindLab, estabeleceu um novo paradigma para a inovação no setor público brasileiro. Sua abordagem centrada no usuário, colaborativa e baseada em evidências tem mostrado que é possível transformar a administração pública e criar soluções que realmente atendam às necessidades dos cidadãos. Como pioneiro, o GNova continua a inspirar e liderar a inovação no setor público, demonstrando que a inovação é uma jornada contínua de aprendizado, experimentação e colaboração.

A inovação é um caminho contínuo de aprendizado, experimentação e, acima de tudo, de colaboração.

O seminário destacou a importância da inovação colaborativa e centrada no usuário para transformar a gestão pública. A troca de experiências entre os diferentes laboratórios de inovação demonstrou que, apesar dos desafios, é possível criar soluções eficazes e sustentáveis para os desafios do setor público. O foco em práticas de comunicação clara, participação dos servidores e gestão do conhecimento são elementos fundamentais para o sucesso das iniciativas de inovação.

As redes de inovação criadas como a Conexão Inovação Pública ou redes estaduais como a Rede Mineira de Inovação, têm sido fundamentais para a troca de experiências, apoio mútuo e formação contínua entre os laboratórios de inovação. Mais do que simples redes profissionais, essas conexões se transformaram em verdadeiras amizades, refletido nos encontros gerados pelo I Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação no Setor Público, onde ficou evidente a necessidade desses espaços para partilha e geração de conhecimento. Esses momentos proporcionam um renovado ânimo aos servidores inovadores, que encontram no apoio mútuo a força necessária para continuar enfrentando os desafios diários e persistir na missão de promover a inovação no setor público.

Para o VIA, estar presente em um evento dessa magnitude reforça nosso compromisso com a inovação e a transformação da gestão pública. Foi uma chance de aprender com os desafios e sucessos de outros laboratórios, entender as diversas metodologias aplicadas e explorar novas abordagens que podemos adaptar em nossos próprios projetos. O seminário foi uma fonte inesgotável de inspiração e conhecimento.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a experiência do VIA no seminário. Continue acompanhando o nosso blog para mais insights e atualizações sobre inovação no setor público!

Todo o evento foi registrado visualmente pela @artedaconversa o qual recebe os créditos pela foto de capa.

Referências:

Sano, Hironobu. Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais / Hironobu Sano. — Brasília: Enap, 2020. 45 p. : il. — (Cadernos Enap, 69)

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Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.