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VIA EM TOUR: FÁBRICA DE STARTUPS

Seguindo o Tour por Lisboa, a VIA foi conferir o que rolava no ambiente conhecido pela sua interação contínua com a comunidade, a dinâmica Fabrica de Startups! O clima descontraído e a forma prestativa que a equipe da Fábrica nos recebeu são apenas algumas características que surpreenderam nossa visita. A Fábrica de Startups é situada entre o Príncipe Real e a Avenida da Liberdade, local que além de proporcionar uma vista para o Rio Tejo, está também a alguns minutos do belo Jardim Estrela, conquanto, sua missão consiste em ajudar as pessoas a serem empreendedores de sucesso, oferecendo programas como os de incubação, aceleração, idealização e eventos.

No programa de aceleração, o principal objetivo é ajudar as startups iniciar a sua participação no mercado com o menor risco possível, assim, nessa etapa é realizada a validação do cliente para que o produto chegue no mercado com certa receptividade. O processo de aceleração dispõe de dois programas: o IDEATION WEEK e a metodologia nomeada FASTSTART. O programa IDEATION WEEK é praticado durante uma intensa semana destinada a juntar pessoas que não se conhecem e ajudá-las a criar novas ideias focadas em problemas existentes. Já a FASTSTART é uma metodologia que dura geralmente um mês para ser executada e é composta por nove passos:

1° passo – DESENVOLVER O MODELO: É iniciado com o Modelo Canvas, ferramenta utilizada para descobrir um problema e encontrar uma solução. Nesse passo há um melhor entendimento sobre o negócio, fato que leva a uma definição mais detalhada da idéia, ao desenho do modelo de negocio e a identificação das hipóteses para serem testadas nos passos seguintes.

2° passo – SELECIONAR OS CLIENTES: Abrange o conhecimento sobre quem são os clientes ideais para o negócio oferecido, onde por meio de entrevistas e criação de hipóteses é determinando o perfil dos mesmos e o que eles procuram.

3° passo – CRIAR VALOR: É desenvolvida a proposta de valor, listando o que a Fábrica tem para oferecer e quais são as restrições dos clientes.

4° passo – CRIAR RELAÇÕES: Escolha dos canais apropriados de distribuição e comunicação para que assim os clientes possam conhecer o serviço ou produto designado.

5° passo – GERAR RECEITAS: Nesse passo são determinadas as fontes de receitas, os preços a praticar e a melhor forma de pagamento dos clientes.

6° passo – FABRICAR VALOR: É especificado as características que o produto ou serviço deve atribuir para atrair os clientes, é hora de desenhar os processos de trabalho, identificar os recursos necessários e escolher os parceiros para que seja entregue o que foi prometido aos clientes.

7° passo – PLANEJAR FINANÇAS: Etapa que se estima os custos fixos e variáveis para garantir que a entrada do dinheiro na empresa seja maior do que a saída.

8° passo – PLANEJAR EXECUÇÃO: É nesse passo que consiste um plano de negócios que determine claramente quais as tarefas que devem ser executadas para que haja o conhecimento do produto ou serviço, para que ele seja produzido, vendido e para que haja promoção do seu crescimento.

9° passo – REALIZAR PITCH: Agora que o modelo de negócio foi detalhado, validado e ajustado, o mesmo está preparado para ser apresentado aos seus potenciais investidores, deixando explícito quais foram as métricas utilizadas e a viabilidade financeira que o produto ou serviço oferece.

A peculiaridade da realização dos eventos foi um dos pontos que mais nos chamou atenção, eles funcionam da seguinte maneira: na primeira 5° feira do mês é realizado um evento chamado GRID, nele há a recepção de vários tipos de pessoas, sendo elas empreendedoras, designers, programadores entre outras para basicamente criar contatos, ato nomeado em inglês de networking. A terceira 2° feira do mês é marcada pelo ENTREPRENEUR’S BREAKFAST, encontro matinal que conta com convidados relacionados com empreendedorismo e criação de startups, os quais usufruem de um café da manhã diversificado e mais trocas de informação e contatos. Por fim, na última 4ª feira do mês ocorre o maior evento: o Demo Night, momento que proporciona um encontro entre muitas pessoas, as quais se candidatam para falar sobre sua idéia ou sobre o desenvolvimento de sua startup, no entanto, a equipe da Fábrica seleciona cinco pessoas ou equipes para subir ao palco e contar sobre sua proposta em um tempo limitado a 5 minutos, como retorno o público que os assistem reagem com muita euforia e tem direito a fazer perguntas. Segundo a Marketing Manager Christina Kronback “O público reage como se fossem Rock Stars em cima do palco”.

Gostou desse incrível lugar e quer uma oportunidade para conhecê-lo? Então fiquem atentos ao evento anual que a Fábrica disponibiliza: o Energia de Portugal. Esse junta 15 startups oriundas do Brasil e Portugal, com o intuito de ajudar a desenvolver o seu negócio em Lisboa com o apoio da Fábrica de Startups, o vencedor tem direito a diversos prêmios, incluindo uma quantia de 70.000 euros. Para mais informações acessem: Fábrica de Startup.

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