3º Encontro Maker
O Encontro Maker promove o compartilhamento de conhecimentos entre os adeptos do movimento maker em Florianópolis.
No dia 06/04 ocorreu no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o 3º Encontro Maker. Esse evento é organizado pelos grupos Curta Circuitos e O Sitio Arte Educação Coworking. Dessa forma, tendo como objetivo criar uma comunidade maker na região, o encontro que acontece a cada dois meses traz palestrantes que compartilham suas experiências e mostram novas possibilidades dentro dessa cultura.
Prototipando a Quebrada – aula de robótica nos espaços de periferia da grande Florianópolis
O educador Jefferson Lima abriu o evento apresentando o seu projeto: Prototipando a Quebrada. Uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo levar aulas de tecnologia e robótica à comunidades da Grande Florianópolis. Por meio de aulas práticas, o projeto atendeu mais de 100 crianças durante o ano de 2018.
Jefferson, que tem como origem a cidade de São Paulo, acredita que a educação pode transformar vidas. Por isso, muito mais do que apenas transmitir conhecimento técnico, o projeto visa a humanização da tecnologia e a democratização do acesso a esse tipo de educação.
A Atto Educacional, por meio de seu kit de robótica, é um dos parceiros dessa iniciativa.
Oceanografia para criadores
A oceanógrafa e graduanda em engenharia eletrônica, Izabelle Aller, seguiu com a programação. Enquanto falava sobre sua experiência com pesquisa sobre acústica submarina, seguia paralelamente com exemplos da cultura maker. Assim, expôs como a capacitação em programação e a utilização da tecnologia Arduino ajudaram no refinamento de coletas de dados.
Due Laser – Como desenvolver hardware no Brasil
O encerramento do evento ficou por conta da Due Laser. Assim, por meio da história da própria empresa, Luiz Carlos Pinagé contou como é trabalhar com hardwares no Brasil.
A Due é uma empresa brasileira, idealizada por ex alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, que fabrica e vende máquinas de corte e marcação a laser. Um de seus maiores diferenciais é sobretudo a praticidade de seus equipamentos. Suas máquinas podem ser facilmente transportadas por conta de seus tamanhos. Além disso, possuem uma interface amigável e simples de utilizar.
Lúcio de Souza Silva
Latest posts by Lúcio de Souza Silva (see all)
- Barcelona está entre os 6 maiores hubs de inovação da Europa - 20 de Abril de 2020
- Candy Innovation Model – Gestão do Fluxo de Inovação - 29 de Fevereiro de 2020
- Como mensurar inovação para crescimento empresarial - 9 de Dezembro de 2019