Santa Maria lança Distrito Criativo Centro-Gare
A Prefeitura de Santa Maria no Rio Grande do Sul, junto com outras 20 instituições, lança o Distrito Criativo Centro-Gare, que teve seu projeto executado pelo grupo VIA estação, e pretende revitalizar o Centro Histórico da cidade por meio do estímulo à economia criativa, tornando o ambiente favorável para moradores, criativos(as), turistas e transeuntes.
Relembrando: O que é um Distrito Criativo?
Os distritos criativos são caracterizados em territórios urbanos onde a criatividade é uma ferramenta de inovação permeando os meios social e econômico. Neste caso, a criatividade vira uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento, promovendo o surgimento de empreendimentos criativos já que se torna um ambiente onde a transferência de conhecimento e o networking são facilitados (TESTONI E TEIXEIRA, 2020). Destaca-se que os distritos criativos permitem o uso de diversos serviços e centralidades criando um ambiente atrativo para todos.
Rumo ao Distrito Criativo
A jornada para criação do Distrito Criativo em Santa Maria/RS começou no primeiro trimestre de 2021, quando a Prefeitura inicia os trabalhos com o grupo VIA. A partir deste início, assim como no caso do Distrito Estreitar, foi utilizada metodologia própria do Grupo VIA, que pode ser observada na figura abaixo, que estimula a construção colaborativa entre os diversos atores do ecossistema para desenvolvimento do futuro distrito criativo.
Após 15 horas de workshops, o uso de 03 questionários online e de 19 urnas para coleta de desafios do território, chegou-se a 1758 apontamentos, que foram sintetizados em 41 objetivos estratégicos com 237 ações em prol do desenvolvimento do território. Por fim, no dia 27 de Abril de 2022, o Distrito criativo Centro-Gare foi lançado oficialmente.
O Distrito Criativo Centro-Gare
Como mencionado anteriormente, o Distrito Criativo Centro-Gare situa-se no centro histórico de Santa Maria/RS. O seu eixo principal compreende as avenidas Rio Branco e Itaimbé. A área concentra um grande número de empreendimentos criativos, além de está conectada diretamente com a história cultural da cidade.
O distrito conta com uma governança formada por 20 instituições, além da Prefeitura Municipal, que estão em divididos em grupos de trabalho de acordo com os 04 pilares utilizados na metodologia: Ambiente natural e construído; economia criativa; identidade e recursos culturais; e governança e políticas públicas. A função destes grupos é materializar as ações que foram desenhadas e estão presentes no plano de ação.
Para conhecer mais sobre o espaço do distrito, sua história, os detalhes do plano de ação e os próximos passos é só acessar o Website ou Instagram deles.
Referências Bibliográficas
TESTONI, B.; TEIXEIRA, C. S. Distritos Criativos: Bairro Alto e Maboneng. In: DEPINÉ, A.; TEIXEIRA, C.S. (Org.) Habitats de Inovação: Conceito e prática. vol. 3. São Paulo: Perse, 2020, p. 130 -150.
Quer saber mais sobre Distritos Criativos
O ciclo de vida dos distritos criativos
O que são Distritos Criativos?
Danisson Luiz dos Santos Reis
Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: San Francisco African American Arts and Cultural District, San Francisco, EUA - 4 de Novembro de 2024
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Calle 24 Latino Cultural District, San Francisco, EUA - 17 de Outubro de 2024
- Florianópolis é escolhida a capital mais criativa do Brasil. - 11 de Outubro de 2024