Capa Territorios

Relembre o I TCDS… e prepare-se!

TCDS: um evento para os territórios criativos

Em novembro de 2021, foi realizado o I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável (I TCDS). Tendo surgido de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento e a Agência de Design Social e Inovação UrbsNova, foi transmitido de forma online e gratuita pelo canal do Youtube do Grupo VIA. Dessa forma, teve como objetivo comemorar o Ano Internacional da Economia Criativa (2021), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Confira a seguir como foi o evento!

Resumo do primeiro dia

O primeiro dia de evento iniciou com a convidada Edna Duisenberg, que baseou sua fala em uma retrospectiva sobre os últimos vinte anos da Economia Criativa no mundo. Na sequência, Jorge Pique tratou sobre a experiência de implementação do Distrito Criativo de Porto Alegre. Após isso, Kate Pittman expos sobre a atuação do ViBe Creative District.

Com a mediação de Fabiane Weiler, ocorreu a seção de apresentações de pesquisas acadêmicas, anteriormente submetidas por seus autores para serem selecionadas para publicação no evento. Como resultado, tem-se a publicação deste livro, que contém os artigos aceitos no I TCDS, os quais abordam discussões sobre diferentes aspectos dos territórios criativos.

Dando sequência às atividades, com mediação de Ágatha Depiné, aconteceu a palestra de Pedro Alves sobre a importância da produção cultural e artística no desenvolvimento territorial. Nesta mesma seção de apresentação, Miguel Forlin abordou sobre como o cinema contribui para a ampliação da percepção de sentidos para o espaço urbano.

Depois, Margarita Díaz versou sobre os principais aspectos da trajetória do Bronx Distrito Creativo. Na sequência, Angélica Arias palestrou sobre participação cidadã no planejamento e na ação dos centros históricos, com base na experiência de Quito, no Equador. O primeiro dia do evento foi finalizado com a fala de Greg Richards, que explanou sobre a temática do turismo criativo.

Resumo do segundo dia

O segundo dia de evento iniciou com o tema de desenvolvimento de economias criativas sustentáveis na África, a partir da fala de Roberta Comunian, mediada por Marcus Rocha. O próximo painel foi conduzido por Magnus Emmendoerfer e Mary Asthon e teve a participação de Susy Silva, a qual abordou sobre a criatividade nas cidades a partir de experiências em regiões metropolitanas, com destaque para o caso de Lisboa. Seguindo a temática de experiências em regiões promissoras, houve a participação de Carlos Alcobia, que expos sobre caso do Buinho Creative Hub, de Portugal.

Na sequência, Adriana Padilla Lea explanou sobre as áreas de desenvolvimento laranja como uma ferramenta para transformar territórios, direcionando à Colômbia. Após, Josep Miquel Piqué palestrou sobre elementos potenciais para o desenvolvimento territorial e as cidades do conhecimento em cidades inteligentes, com foco no caso do Distrito 22@, de Barcelona.

Além disso, Clarissa Stefani Teixeira pautou sua fala em conceitos de inovação, distritos criativos e habitats  inovação, e também recebeu Marcus Rocha e Rodrigo Décimo, que apresentaram os casos do Distrito Criativo Estreitar e do atual Distrito Criativo Centro-Gare, respectivamente. Este dia de evento também contou com a participação de Hiparcio Stoffel, o qual explanou sobre o projeto ICONICIDADES, um movimento socioeconômico pela ressignificação de espaços icônicos.

Depois, Cristiano Max e João Luiz de Figueiredo conduziram um painel sobre a Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Economia Criativa. Por fim, houve a conferência de encerramento do evento, na qual foi debatida a temática do nexo local-global da Economia Criativa, com a mediação de Edna dos Santos Duisenberg e palestra de Andy Pratt.

Principais resultados

Diante disso, dentre os principais números do evento estão dez palestras, cinco painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos,  totalizando mais de vinte speakers, de nove países diferentes, e atualmente contando com mais duas mil visualizações nos vídeos publicados sobre o evento. Relembre com mais detalhes sobre o evento, acessando este post e os vídeos do canal.

Além desses importantes números, o evento proporcionou ricas conexões entre os atores dos territórios criativos mundo à fora e muita troca de conhecimento e experiências. Mais do que isso, foi fomentada a vontade dos organizadores em proporcionar outros momentos como este.

Prepare-se…

Dando continuidade a todos o impacto e bons resultados da sua estreia, neste ano de 2023 acontecerá a segunda edição do evento, o II Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável (II TCDS), com o tema “O Futuro é Criativo!“.

Ficou interessado? Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais para saber tudo sobre esse maravilhoso evento e quando iniciam suas incrições!

The following two tabs change content below.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)