Mobilidade Urbana Sustentável

As estratégias argentinas para a mobilidade urbana sustentável

Tour da VIA investiga as ações realizadas por Buenos Aires sobre mobilidade urbana sustentável

Nossos posts da Argentina permearam as diversas ações que a cidade está desenvolvendo para se tornar mais inteligente. A descoberta de uma Buenos Aires voltada para a mobilidade sustentável permite a identificação dos projetos que foram realizados em âmbito municipal! Basicamente a tão sonhada mobilidade urbana sustentável está sendo viabilizada por meio da implantação do Metrobus, da Ecobici, do BA Taxi e do BA Subte.

METROBUSRede Metrobus CABA (Cidade Autônoma de Buenos Aires)

O plano de mobilidade urbana sustentável com o intuito de dar prioridade para às pessoas e ao transporte público, criou a Rede Metrobus, um meio de transporte público mais rápido, seguro e previsível, que incorpora tal plano de modo a fazer o deslocamento entre os bairros da cidade e os outros meios de transporte algo simples e viável. O Metrobus é um corredor de passagem exclusiva de ônibus nas principais avenidas da cidade, que conta com 62,5 km de extensão para abranger todas as regiões, e atende em média 1 milhão de pessoas diariamente. Dessa forma, essa alternativa de transporte alivia o tráfego dentre as ruas menores e assim fomenta uma maior conexão entre os bairros tanto para o transporte público direto quanto para os pedestres.

ECOBICI Rede de Bicicletas Públicas e Ciclovias

Outro investimento da prefeitura foi na disponibilização de bicicletas e estações automáticas para compor o sistema de transporte público, que estão disponíveis todas as horas do dia e gratuitamente. O uso das mesmas é feito através de um registro, online ou presencial, e podem ser retiradas e devolvidas em qualquer estação. Além dos moradores, turistas também podem desfrutar deste serviço; basta realizar o registro da mesma forma.

A rede de ciclovias de Buenos Aires tem, atualmente, 181 km e foi desenhada para integrar pontos estratégicos da cidade e outros meios de transporte. É localizada na margem esquerda da rua normalmente e é de circulação de mão dupla, com um diferencial: existe um separador físico que a separa do tráfego dos carros. A ciclovia tem o objetivo de garantir ao ciclista uma viagem segura e ágil, com foco em ruas secundárias para evitar as de movimento acentuado.

 BA Taxi:

A prefeitura da cidade desenvolveu o aplicativo BA Taxi que liga passageiros privados aos motoristas de táxi profissionais e permite que você solicite um táxi. Disponível para sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo oferece a opção de pagamento por cartão de débito, crédito e dinheiro. Utilizando a mesma tecnologia da conhecida Uber, no BA Taxi você também pode solicitar viagens em tempo real, tem acesso a informações sobre o veículo e seu motorista, garantindo maior segurança e qualidade de serviço, além de permitir viagens de georreferenciamento, e a qualificação da experiência do usuário.

BA Subte: Subterráneos de Buenos Aires

A primeira linha de metrô da cidade de Buenos Aires foi inaugurada em 1913, sendo considerada a primeira linha da América Latina. Em 2012, o governo nacional transferiu o controle da concessão da Subterráneos de Buenos Aires Sociedad do Estado (SBASE), para o Governo da Cidade de Buenos Aires.

No final desse ano, a Lei 4472 foi promulgada para regulamentar e reestruturar o Sistema de Transporte de Passageiros Ferroviários e Subterrâneos na Cidade Autônoma de Buenos Aires, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2013 e através da qual a cidade assumiu o serviço de metro público. A rede atual, conta com mais de 61 km de extensão, tem 6 linhas de metrô, uma linha de Pré-metrô e 104 estações. Você pode saber mais sobre o metrô de Buenos Aires aqui nesse post.

Assim, a cidade apresenta diversos mecanismos de mobilidade urbana sustentável e o destaque realmente é para o pedestre! Vale a pena visitar ☺

The following two tabs change content below.

Ingrid Santos Cirio de Azevedo

Bacharela em Relações Internacionais, e mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, entusiasta sobre culturas, línguas, gastronomia, música, e pesquisadora em temas que rodeiam o empreendedorismo, inovação, e principalmente as temáticas acerca das cidades inteligentes. Uma internacionalista, multitasking, workaholic que não se cansa de aprender.

Latest posts by Ingrid Santos Cirio de Azevedo (see all)