Capa

Melhores aceleradoras e incubadoras do mundo

Dois novos e-books foram publicados no site do VIA Estação Conhecimento: As Melhores Aceleradoras Mundiais e As Melhores Incubadoras Mundiais. As temáticas são sobre dois importantes habitats de inovação em ascensão na atualidade, isto é, as incubadoras e as aceleradoras.  O conteúdo de ambos os e-books foi originado das informações do “The UBI Global World Rankings of Business Incubators and Accelerators” do World Rankings Report 19/20. Este Ranking elencou as melhores incubadoras e aceleradoras do mundo, categorizando-as em universitárias, públicas ou privadas.

Aceleradoras: viabilizando empreendimentos inovadores

As aceleradoras são habitats de inovação que apoiam o desenvolvimento inicial de negócios inovadores, com foco em inovação e empreendedorismo. No e-book, foram expostas as características das dezesseis aceleradoras listadas no Ranking, as quais são localizadas em diferentes partes do mundo e gerenciadas por diversas organizações. Estas aceleradoras trabalham com conceitos voltados ao empreendedorismo, às tecnologias e à inovação e buscam facilitar a entrada de novas empresas e ideias inovadoras no mercado, bem como acelerar os negócios de empresas já estabelecidas e que desejam inovar.

Países em que estão localizadas as aceleradoras

Incubadoras: alavancando negócios de sucesso

Assim como as aceleradoras, as incubadoras são habitats de inovação focados em aprendizagem, compartilhamento de conhecimento, networking e potencialização de talentos, visando alavancar inovação e empreendedorismo. No e-book são apresentados os casos de trinta incubadoras, a partir de suas características principais como origem e localização, tempo de existência, áreas de atuação, atividades e serviços prestados, atores envolvidos, dentre outros aspectos. Destaca-se que a maioria delas são categorizadas como incubadoras de negócios universitários.

Países em que estão localizadas as incubadoras

Diante do conteúdo destes livros é possível perceber como o empreendedorismo, a inovação e a criatividade são trabalhados na prática, assim como reforça-se a importância dos habitats de inovação para o crescimento dos territórios e para a conexão entre atores da inovação. Estes livros servem de guia para a obtenção de novos conhecimentos que podem ser importantes aliados o aprendizado de pesquisadores, empreendedores e diferentes pessoas que valorizam a inovação, o conhecimento e as conexões.

Dica: Acesse os Atalhos do Conhecimento no site do VIA e tenha contato com diversas outras publicações!

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)