Incubadora VIA Júnior na reta final pro Pitch Day
Na reta final do ciclo de incubação, a Incubadora VIA Júnior, a Primeira Incubadora de Empresas Juniores do Brasil, após findar os Eixos Empreendedor, Gestão, Tecnológico e Mercado, fechou com chave de ouro conforme metodologia e cronograma, os últimos dois Eixos, Redes e Capital.
O VIA Júnior, no quinto eixo do Ciclo de Incubação VIA Júnior 2023, direcionamos nosso foco para o fortalecimento das redes. Compreender os stakeholders e mapear as redes de relacionamento são elementos essenciais para o sucesso das Empresas Juniores (EJs).
Promovemos um workshop voltado para REDES, conduzido por Guilherme Paraol de Matos, Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC e especialista em orquestração de ecossistemas de inovação. Esse workshop foi uma oportunidade para que as EJs ampliassem suas conexões e fortalecessem suas redes.
Nesse eixo, por meio de monitoramento e dos indicadores da incubadora, as Ejs alcançaram um incrível desempenho que atingiu média de 78% de crescimento. Tais atividades, proporcionaram que estruturassem e implementassem planos de ação, para fomentar a criação de novas redes de relacionamentos. Em conjunto com a Incubadora, iremos articular redes cada vez mais sólidas e com foco na gestão do conhecimento.
A etapa final do Ciclo de Incubação da Incubadora VIA Júnior, encerrou trazendo expertise e conhecimento valioso para as Empresas Juniores. O último eixo do Ciclo de Incubação é na área de Capital.
Neste ciclo, contamos com a mentoria especializada de Randolfo Decker, consultor com mais de 20 anos de experiência em Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual, captação de recursos, e parcerias estratégicas. Ele é um especialista em ecossistema de inovação e na área de empreendedorismo.
Além disso, recebemos Marcos Buson como palestrante do Workshop de Capital! Empresário, Mestre em Engenharia pela UFSC, Investidor, Professor de MBA, Fundador da MOA Ventures e da HARDS – Aceleradora de startups de Software+Hardware. Especializado em estruturação de programas de Open Innovation, Investimento Anjo e Micro CVCs para Indústrias. Trabalhou em operações de investimento de mais de 120 startups early stage e captou mais de 50 Milhões em editais de fomento para seu portfólio de mais de 25 startups investidas. Abriu sua primeira empresa de tecnologia com 17 anos e desde então ajudou a fundar mais de 10 empresas, entre elas a Lectron, TipoD Design Industrial, Aceleradora HARDS, MOA Ventures e a Lamparina Design, Empresa Júnior de Design da UnB, época que atuou como foi Diretor do MEJ, da CONCENTRO e NEJUnB.
Neste eixo, de acordo com os indicadores de desempenho da Incubadora VIA Júnior, as EJs atingiram a máxima de 85% de crescimento, quanto a transferência de conhecimento das equipes para a EJ. Estamos transferindo conhecimento para formar investidores arrojados e que planejem em todas as suas atividades, construindo planos de ação para cada atividade que venha desempenhar na operacionalização das EJs.
Com muita dedicação, as equipes puderam entender e aprender os caminhos para alcançarem seu objetivos, planejando e implementando as atividades estabelecidas no Plano de Incubação dos Eixos Redes e de Capital com muito esmero. Durante todo o ciclo de incubação, as EJs foram submetidas a um acompanhamento meticuloso, revelando um desempenho notável. O crescimento mínimo de 53% e o surpreendente crescimento máximo, contando com todos os eixos, de 75%, marcando um avanço significativo para as equipes. Um indicador que merece destaque é o notável aumento nas receitas das EJs, que atingiram aproximadamente 25% de crescimento no faturamento bruto anual. Essa conquista reflete não apenas números, mas também o compromisso e a excelência que essas empresas demonstraram ao longo do período de incubação.
Esses resultados impressionantes não apenas validam a eficácia do ciclo de incubação, mas também ressaltam o potencial e a capacidade das EJs em se destacarem no cenário empresarial. Parabéns a todas as equipes envolvidas nesse sucesso extraordinário!
Os resultados obtidos ao longo do ciclo de incubação, destacam conquistas importantes para a Incubadora VIA Júnior, evidenciando o sucesso incontestável da metodologia, validada em cinco Empresas Juniores, bem como, vem reforçar a importância da Incubadora para o ecossistema universitário, promovendo ações inovadores para todos os estudantes da UFSC.
A partir desse ciclo que vivenciamos com esses empreendedores natos, nos direcionamos para a fase final, o qual estamos ansiosos e aguardando com muito entusiasmo, pois, buscamos semana a semana, fortalecer as Empresas Juniores da UFSC, por meio da parceria sinérgica entre SINOVA, UFSC e Grupo VIA Estação Conhecimento.
Agora, é se preparar para o grande evento de Pitch Day, mas antes disso, todas as EJs passarão por um workshop e mentorias para desenvolverem um excelente Pitch, com nossa parceira Milena Veiga que é Cientista da informação e especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Engenharia do Conhecimento, embaixadora no Technovation Challenge Brasil, Coordenadora do Comitê +oportunidades Mulheres ACATE e atuou como mentora de Pitch no maior evento do Brasil, o Startup Weekend.
Nos acompanhem nas redes sociais do VIA Estação Conhecimento e da SINOVA/UFSC, pois logo postaremos o evento de Pitch Day, que ocorrerá no dia 29/11 no Sebrae Hub (importante parceiro). Neste dia, contaremos com o prestígio de importantes nomes do ecossistema de inovação de Santa Catarina, para realização de um painel temático, assinatura de Acordo de Cooperação, apresentação dos indicadores da Incubadora VIA Júnior, a nossa tão esperada Banca Avaliadora de Pitch, muitas premiações e é claro, muito network e trocas de experiências. Até lá.
Ricardo Silvestro
Latest posts by Ricardo Silvestro (see all)
- Incubadora VIA Júnior encerrou o segundo ciclo de incubação - 15 de Julho de 2024
- Incubadora VIA Júnior em rota para o Pitch Day - 19 de Junho de 2024
- Primeiras atividades da Incubadora VIA Júnior no ciclo 2024/1 - 6 de Maio de 2024