Política De Inovação E Empreendedorismo

Hack the UFSC: como tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora?

Pesquisa quer identificar quais os problemas e desafios percebidos pela comunidade universitária para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora

A pesquisa faz parte da atividade dos alunos da Disciplina de Habitats de Inovação, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, que faz parte do projeto denominado “Hack the UFSC”.

Desenvolvida pela professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira, a ação tem por objetivo criar  projetos para transformar o campus universitário num ambiente melhor e mais inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Assim, o Hack the UFSC se pauta num processo de criação colaborativa denominado placemaking, o qual instiga os participantes a reimaginar e reinventar a UFSC no tema de inovação e empreendedorismo. Para tanto, durante a disciplina foi desenvolvido um formulário visando identificar os desafios e problemas percebidos pela comunidade acadêmica para que a UFSC seja mais empreendedora e inovadora.

hack the ufsc

Então, se você faz parte da UFSC, acesse o formulário AQUI e dê a sua opinião!

Os alunos irão trabalhar as dimensões utilizadas pelo Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): Inovação; Cultura empreendedora; Infraestrutura; Capital Financeiro; Internacionalização e Extensão.

De acordo com o RUE de 2021, das 126 universidades ranqueadas a UFSC se encontra nas seguintes posições:

120º lugar em Cultura empreendedora

72º lugar em Infraestrutura

46º lugar em Inovação

12º lugar em Internacionalização

6º lugar em Extensão

6º lugar em Capital Financeiro

11º lugar geral

 

A coleta de desafios será realizada também por meio de entrevistas, workshop com os alunos da disciplina e percepção das turmas anteriores.

 

Foto de capa: Henrique Almeida /Agecom UFSC.

The following two tabs change content below.

Juliana de Souza Corrêa

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC, atuando junto à SINOVA e integrante do Grupo VIA realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo universitário.