Grupo VIA avança nas tratativas de parceria acadêmica e de extensão social com Argentina
Essa semana fomos conhecer a Casa Argentina de Ciência, Tecnologia e Inovação – idealizada pela Fundação Punto Gov na companhia do Diretor Alejandro Herrera. A casa vem a facilitar as conexões entre brasileiros e argentinos de forma a potencializar estudos acerca da inovação e empreendedorismo de Florianópolis. Para tanto, a VIA Estação Conhecimento terá participação nos programas Housing Acadêmico | Bootcamp Place | Tech Trek.
- O Housing Acadêmico vai contemplar ações de ensino em disciplinas com foco em conhecimento, inovação, empreendedorismo e criatividade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Além disso, será proporcionada a imersão dos alunos em ambientes de inovação de Florianópolis, como por exemplo, o Centro Sapiens, Cocreation Lab e Sapiens Parque, permitindo assim a troca de conhecimentos entre os países.
- O Bootcamp Place proporcionará a realização de imersão nas metodologias da VIA em termos de ações com cidades inteligentes e inovação social.
- O Tech Trek prevê a realização de workshops com fases teórico e práticas associado a temática de habitats de inovação, suas tipologias, características e formas de gestão. A parte prática será o conhecimento imersivo nos principais habitats de inovação de Florianópolis.
A agenda será ainda finalizada no avançar das tratativas, explica a prof. Clarissa Stefani Teixeira. E as documentações serão encaminhadas já na próxima semana junto a Universidade. Cabe ressaltar que recentemente a VIA esteve na Argentina conhecendo diversos habitats de inovação e participando do Congresso sobre Cidades Inteligentes. Buenos Aires está com muitas ações na revitalização dos espaços urbanos e essas conexões também serão contempladas no âmbito do projeto. Assim, o Diretor Herrera explica que será uma atividade de duas vias, onde a Argentina terá muitas ações a serem executadas inclusive levando a experiência catarinense para as iniciativas argentinas que estão sendo iniciadas.
Para a prof. Clarissa, contribuir com o ecossistema Argentino é, sem dúvida, uma oportunidade para aplicar as metodologias já trabalhadas em âmbito brasileiro. Além disso, a dinâmica na temática de smart cities será útil para os estudos do grupo, assim como o contato e imersão com outros pesquisadores internacionais. Essas relações abrem o campo das aplicações teóricas e práticas da VIA e da nossa universidade, complementa.
Também serão realizadas ações científicas entre os países, principalmente com foco nas políticas públicas e ambientes de inovação. Assim, em sua visita a VIA foi presenteada com uma série de materiais argentinos que tratam sobre a temática de ciência, tecnologia e inovação do país.
Em breve a #estaçãoVIA contará as novidades de conexão!
Veja a entrevista do Diretor Herrera contando a trajetória de como a Argentina chegou ao nosso ecossistema!
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022