Laboratório De Inovação

Formação de Laboratoristas do Laboratório de Inovação do TRT12

O TRT-12 realizou na última sexta-feira (4/8), no Laboratório de Inovação, a primeira “Formação de Laboratoristas”, treinamento que faz parte do Circuito Inova+. O objetivo é preparar os participantes para disseminarem as práticas de inovação em suas regiões, facilitarem a condução da inovação no tribunal e apoiarem as equipes e os projetos ancorados no LabInova.

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª – LabINOVA12, idealizado pelo programa de inovação INOVA TRT-SC, é o primeiro laboratório de inovação da Justiça Trabalhista brasileira. O ambiente funciona como um hub entre pessoas com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cultura de inovação por meio do estímulo e do apoio à adoção e criação de práticas inovadoras nas atividades jurisdicionais de governança e de gestão, aprimorando a administração do TRT-SC em benefício da sociedade e fortalecendo o ecossistema de inovação. O LabINOVA12 opera por meio de ferramentas inovadoras, com auxílio metodológico do grupo VIA Estação Conhecimento do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e apresenta como apoio uma série de atores do ecossistema de inovação.

Laboratório de inovação

Formação laboratoristas

Durante um dia repleto de atividades que se estenderam da manhã à tarde, servidores e magistrados aprofundaram seus conhecimentos sobre funcionamento do LabInova. Eles também exploraram temas como os “tipos de liderança” e “o papel do laboratorista”, com o intuito de orientar a futura atuação como facilitadores de inovação.

O treinamento ainda incluiu a exploração de ferramentas práticas, utilizando as metodologias do Grupo VIA Estação Conhecimento, para que os futuros facilitadores, possam conduzir os novos projetos a serem cocriados no laboratório de inovação do TRT12.

Algumas ferramentas da Formação de Laboratoristas

Algumas ferramentas da Formação de Laboratoristas

Benefícios do LabINOVA12

  • Soluções inovadoras criadas em colaboração com diferentes atores do ecossistema;
  • Protagonismo dos servidores e magistrados do TRT12 em apresentar e implantar soluções para os desafios da Justiça Trabalhista;
  • Redução de custos por meio de soluções elaboradas internamente;
  • Soluções alinhadas e customizadas para os desafios reais e urgentes;
  • Tomada de decisão ágil para a efetivação das soluções;
  • Fortalecimento da cultura inovadora e criativa;
  • Aumento da percepção de valor para usuários e ecossistema de inovação;

Experiência

Uma das participantes, a coordenadora do Comitê de Acessibilidade e Inclusão do tribunal, juíza Maria Aparecida Ferreira Jerônimo, destacou a importância da inovação e como o treinamento irá auxiliá-la no dia a dia.

“Estar habilitada para conduzir o processo é muito importante. É algo que sempre busquei, e as instruções passadas aqui contribuem e clarificam bastante,” afirmou a magistrada.

Já a servidora Yasmin Lonzetti Skovronski, do Setor de Sustentabilidade, enfatizou a necessidade de cultivar uma cultura de laboratoristas no tribunal.

“Conhecer a metodologia foi essencial para tentar aplicá-la e auxiliar no desenvolvimento do laboratório. O treinamento foi fundamental”, elogiou.

Créditos: Carlos Nogueira (Secretaria de Comunicação Social – TRT/SC)

The following two tabs change content below.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.