Tecnologia No Trabalho Remoto: Conheça 3 Ferramentas Para Sua Equipe

Tecnologia no trabalho remoto: conheça 3 ferramentas para sua equipe

O trabalho remoto em equipe

Dentre os vários desafios trazidos pela adaptação rápida que empresas e demais organizações tiveram que fazer ao transitarem para o trabalho remoto, manter o engajamento e os resultados dos trabalhos em equipe foi um dos mais pontuados. Com cada colaborador trabalhando de um local, antes o que era desenvolvido por todos em um único espaço agora precisava encontrar meios alternativos de se desenvolver.

Hoje algumas organizações já estão voltando ao presencial ou adotando regimes híbridos, entretanto, durante esse período muitas discussões a respeito do home office foram levantadas. Inclusive, há quem considere que mesmo após a pandemia essa seja uma tendência que vá conquistar cada vez mais espaço.

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada nessa transformação e algumas ferramentas podem apoiar, ou até mesmo intensificar, o desenvolvimento dessa nova realidade dos trabalhos em equipe. Aqui apresentamos 3 ferramentas para engajar equipes em trabalho remoto.

Lucidspark

Já pensou se houvesse um jeito virtual de fazer brainstorming onde todos pudessem participar e colar seus post-its com ideias em um mural? Essa é a ideia do Lucidspark.

Sendo um site de acesso gratuito, ele permite gerar e compartilhar ideias em um quadro branco virtual que oferece a flexibilidade de ouvir a opinião de todos. O Lucidspark possui uma tela infinita para uma quantidade ilimitada de participantes, possibilitando fazer brainstorming, gerar ideias e trabalhar juntos independentemente do ambiente.

Nele, ainda é possível gerar salas inteiras, pequenos grupos e duplas que podem trabalhar juntos em tempo real ou de forma assíncrona, e acompanhar as contribuições de todos com facilidade. O Lucidspark também oferece funcionalidades abrangentes para facilitar aulas estruturadas, permitindo ao educador definir o ritmo da conversa, chamar a atenção dos alunos para um único ponto de foco, receber opiniões dos alunos e organizar e analisar ideias rapidamente.

Mais do que isso, uma funcionalidade muito prática (e muito útil) do Lucidspark é a possibilidade de gerar murais semi-estruturados através dos modelos que eles já colocam prontos pra você. Tem de Análise SWOT, Balanced Scorecard, Mapa de Empatia, Priorização MoSCow e vários outros. Além de ser útil, você ainda pode conhecer alguns modelos gerenciais ou de organização e empreendedorismo para seu arsenal de ferramentas.

Acesse e conheça o Lucispark.

 Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há 7 anos, já conta com 15 milhões de usuários em 190 países. Para se ter uma ideia, 20 designs são criados a cada segundo com a ferramenta.

Ele traz um modo mais simplificado e prático de fazer designs sofisticados, tendo templates que contemplam desde apresentações, formatos para redes sociais (instagram, facebook, etc), infográficos e até mesmo mapa mentais.

Na ferramenta você encontra várias opções de fundos, fotos, imagens dos mais diversos elementos, fontes para as letras, e tudo de forma que até iniciantes em design consigam desenvolver trabalhos.

O que poucas pessoas sabem é que o Canva possui uma funcionalidade de cadastro de equipes, onde você pode adicionar o seu time e de forma virtual construírem  junto os designs nos quais estão trabalhando.

Acesse e conheça o Canva.

Slack

O Slack é multifuncional, sendo capaz de concentrar a comunicação com sua equipe e o seu trabalho em uma única plataforma. Ali, é possível criar diversos canais que servem para organizar e esclarecer o trabalho. Assim podem ser criados um para cada projeto, assunto ou equipe.

Pelo canal de determinado projeto, todos ligados a ele tem acesso às mesmas informações e portanto, podem ver o andamento do trabalho e desenvolver os processos em sintonia, sendo também possível fazer chamadas por voz.

Existem formas de criar canais públicos, privados, e na função Slack Connect até mesmo se comunicar com outras organizações, agilizando a comunicação com fornecedores, clientes, entre outros. Ainda, é possível concentrar todos os arquivos do time em um único local, adicionando arquivos do próprio computador ou conectando com serviços como o Google Drive, Box, ou OneDrive.

Acesse e conheça o Slack.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino

Contador pela UFMT, estudava sobre startups desde a graduação, mas atuou mais ativamente na área quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento. Continua ajudando as startups sempre que pode.