Fab Labs na América Latina: criatividade na prática
Recentemente, o Grupo VIA lançou um e-book sobre o tema Fab Labs na América Latina que descreve sobre a atuação de 108 Fab Labs localizados na América Latina e pode ser acessado aqui. Os Fab Labs atuam com a proposta maker, ou seja, “fazer com as próprias mãos“. Então, siga nesta leitura para aprender mais sobre este tipo de ambiente!
Popularização dos espaços makers
Nos últimos anos, a abertura do processo de inovação foi permitida, principalmente, pelo surgimento da cultura maker e da proliferação de plataformas colaborativas (ARYAN; BERTLING; LIEDTKE, 2020). Diante disso, os espaços de trabalho colaborativo, que oferecem ferramentas e suporte técnico para realização de projetos pessoais, foram denominados de makerspaces ou espaços makers (HATCH, 2016).
Conforme já exposto, os makerspaces fomentam o “fazer com as próprias mãos”, valorizando a troca de experiências e conhecimentos entre os usuários, o desenvolvimento de habilidades e a transformação da criatividade em algo tangível. Sendo assim, para apoiar os processos criativos, a infraestrutura dos markerspaces conta com ferramentas como cortadoras a laser, impressoras 3D, máquinas de Controle Numérico Computacional, equipamentos para soldagem e máquinas de costura.
Afinal, o que são Fab Labs?
Os Fab Labs são uma tipologia de espaço maker que popularizou e fomentou a difusão do movimento maker em todo o mundo. Seguindo a definição da FabFoundation (2016), instituição responsável por apoiar o crescimento da rede Fab Lab Internacional…
“Um laboratório de fabricação é uma plataforma de prototipagem técnica para a inovação e invenção, que proporciona um estímulo para o empreendedorismo local e pode ser considerado como uma plataforma para a aprendizagem e inovação, ou seja, um lugar para jogar, criar, aprender, orientar e inventar”.
Os Fab Labs na América Latina
O e-book lançado apresentou 108 casos de Fab Labs localizados na América Latina, mostrando alguns países que se destacaram em quantidade de laboratórios, como o México, com 22 Fab Labs, o Peru, com 16 Fab Labs, o Chile, com 15 Fab Labs, e a Argentina, com 13 Fab Labs. Os demais ambientes estão na Bolívia, na Colômbia, na Costa Rica, no Equador, em El Salvador, na Guatemala, na Guiana Francesa, no Panamá, no Paraguai, no Uruguai e na Venezuela.
De acordo com o e-book, em sua maioria, estes Fab Labs na América Latina se relacionam aos ambientes acadêmicos ou profissionais, utilizam-se do conjunto de ferramentas característico dos espaços makers e realizam diferentes atividades de interação com a comunidade interna e externa. Ainda, seguindo a função principal dos espaços makers, o foco destes Fab Labs analisados baseia-se em popularizar a cultura maker nos ambientes locais, a partir da interatividade e da troca de experiências entre os seus usuários.
Não deixe de conferir! Clique aqui.
Referências
ARYAN, V.; BERTLING, J.; LIEDTKE, C. Topology, typology, and dynamics of commons-based peer production: On
platforms, actors, and innovation in the maker movement. Creat Innov Manag, v. 30, p. 63-79, 2020.
BUGUET, J. Unsphash, 2018. Disponível em: https://unsplash.com/photos/MBZkjzRqHzQ. Acesso em: 09 de Dez. de 2021.
FABFOUNDATION. Homepage, 2016. Disponível em: http://www.fabfoundation. org/. Acesso em: 09 de Dez. de 2021.
HATCH, M. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. New York: McGraw-Hill Education, 2014.
RALSTON, C. Unsphash, 2018. Disponível em: https://unsplash.com/photos/KulXAbGm5vI. Acesso em: 09 de Dez. de 2021.
SCYTHE, D. Unsphash, 2017. Disponível em: https://unsplash.com/photos/3cIvvzjE6Lk. Acesso em: 09 de Dez. de 2021.
Juliana Duarte Ferreira
Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)
- II TCDS: Relembre o segundo dia do evento - 18 de Setembro de 2023
- II TCDS: Relembre o primeiro dia do evento - 13 de Setembro de 2023
- II TCDS: Painéis nacionais e internacionais - 14 de Agosto de 2023