Cópia De Clarissa Stefani Teixeira.pdf Page 1

Equipes propõem ideias no Desafio Fronteira Inteligente

O Desafio Fronteira Inteligente

O Desafio Fronteira Inteligente está ocorrendo em Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil) e algumas fases da metodologia já foram percorridas. Este desafio visa sensibilizar a comunidade sobre como tornar a fronteira Rivera-Santana do Livramento um lugar mais conectado com as pessoas, atraente para viver, aprender, trabalhar e se divertir.

Após a etapa de levantamento de problemas das duas cidades, foi realizado no dia 28 de setembro o primeiro encontro com os participantes. Assim, no workshop foi apresentada a metodologia do desafio com o caminho até a apresentação final da solução. Além disso, os participantes receberam um documento com todos os problemas de ambas as cidades levantados na etapa anterior. Os problemas foram divididos em 9 dimensões da cidade inteligente: pessoas e comunidade; mobilidade; educação; saúde; economia; segurança; cultura; governança e meio ambiente.

A partir dos desafios de cada dimensão, os participantes foram direcionados a escolher um conjunto de problemas que gostariam de resolver. Após essa definição, as equipes foram montadas conforme a disposição dos participantes em cada dimensão. As equipes são: mobilidade; economia; cultura e meio ambiente. Ainda no workshop, cada equipe trabalhou no canvas problema para priorizar um desafio. Assim cada equipe irá propor uma solução em sua dimensão para este desafio específico.

Após a definição dos problemas a serem trabalhados pelas equipes, houve a realização do workshop de ideação no dia 08 de outubro. No workshop, cada equipe iniciou a proposição de possíveis ideias que podem ser desenvolvidas para transformar a fronteira em um local mais inteligente. No momento atual, as equipes estão trabalhando nessa etapa de solução. O próximo workshop será realizado no dia 19 de outubro sobre validação da persona. Cabe destacar que as equipes estão recebendo mentorias especializadas para cada uma dessas etapas.

Worskshop de ideiação do Desafio Fronteira Inteligente.

 

Quer saber tudo sobre o Desafio Fronteira Inteligente? Acesse: desafiofronteirainteligente.

 

Metodologia do Desafio Fronteira Inteligente

A partir do conceito de Smart Cities, está sendo desenvolvida uma série de processos que buscam despertar o senso de responsabilidade na solução dos problemas reais enfrentados na fronteira. Essas etapas consistem em: i) identificar e validar os desafios que desejam solucionar (já realizado); ii) propor uma solução para o desafio validado (fase atual); iii) desenvolver um modelo de negócio para a solução criada; e, iv) apresentar a solução proposta. No decorrer do programa, ocorrem workshops, webinars e mentorias que capacitam os participantes na elaboração de suas ideias inovadoras. A Figura 1 ilustra as fases da metodologia.

Figura 1: Metodogia do Desafio Fronteira Inteligente.

 

Esta é uma iniciativa da Intendência Departamental de Rivera (IDR), em conjunto com a Universidade Tecnológica (UTEC), Associação Comercial e Industrial de Rivera (ACIR), Grupo VIA Estação Conhecimento e demais atores do Ecossistema de Inovação Binacional ÁREA B. O projeto é financiado pela Agência de Desenvolvimento Nacional (ANDE) e possui metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento.

 

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.