Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

Distrito Criativo Estreitar e próximos passos

Enfim, o terceiro post sobre territórios criativos e, em especial, a atuação do VIA, junto a ACIF, para o desenvolvimento de novos distritos criativos em Florianópolis. Sentimos muito orgulho dessa trajetória até aqui e ficamos muito felizes em poder compartilhar este projeto com vocês.

No primeiro post apresentamos o Distrito Criativo Estreitar e no segundo explicamos o que são territórios criativos e sua importância para o desenvolvimento sustentável de uma região.

Recapitulando

O projeto do Distrito Criativo Estreitar faz parte do Pacto Floripa, lançado em 2020. O Pacto Floripa propõe um plano de retomada da economia focado nas áreas de tecnologia, saúde e bem viver, educação e turismo. Um dos projetos resultantes do Pacto é o Plano de Desenvolvimento Regional que tem o objetivo de criar 6 distritos criativos em regiões estratégicas de Floripa.

O objetivo da iniciativa, desde o momento de sua concepção, era engajar atores do ecossistema da região para projetar o futuro do território. Com uma percepção clara de uma oportunidade e contando com a experiência em orquestração de habitats de inovação do grupo VIA, e a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) somam esforços.

Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF, reforça a importância da parceria: “Chegamos à conclusão da necessidade de uma metodologia que potencializasse a colaboração e o associativismo para criar um movimento coletivo organizado e coeso para materializar todas as ideias. A ACIF, que sempre teve um olhar atento à região por meio de sua Regional Continente, não titubeou em ‘abraçar’ e liderar as ações institucionalmente”.

A partir disso, desenvolveu-se uma metodologia com foco em uma jornada de construção colaborativa. Com o primeiro passo, o mapeamento de stakeholders, passaram a fazer parte da jornada mais de 20 lideranças de organizações representantes das diferentes hélices.

Através da metodologia realizada conduzimos um estreitamento de relações entre as lideranças participantes e as organizações que estavam representando, principalmente, entre as pessoas que tinham alguma relação com o território delimitado como Distrito Criativo Estreitar que compreende os bairros Estreito, Balneário e Canto.

Ao final apresentamos mais de 250 ideias de soluções, distribuídas em 05 eixos estruturantes para os mais de 160 problemas do território identificados nos workshops. Para cada eixo foram definidos objetivos, diretrizes e oportunidades de projeto para nortear o comitê executivo no âmbito das temática:

  1. Projetos âncora
  2. Desenvolvimento urbano e serviços públicos
  3. Empreendedorismo e gastronomia
  4. Espaços públicos, paisagem natural e infraestrutura público e privada
  5. Entretenimento e patrimônio cultural

O processo foi consolidado no documento de estratégias de desenvolvimento econômico para o Distrito Criativo que apresenta o diagnóstico dos desafios locais, as soluções propostas e a gênese de uma estrutura que permita ações rápidas, contemplando guias condutores, governança, diretrizes e oportunidades de elaboração de projetos.

Quer saber mais sobre estas oportunidades? Clique aqui para conferir o Documento de Estratégias completo do Estreitar.

Este projeto é uma estratégia importante para atrair investimentos que potencializem as características locais, da gastronomia à indústria e conferir a esse território do continente um perfil vibrante e criativo. Desta forma o local será um destino relevante para quem quiser investir, empreender ou morar em Florianópolis.

O que vem agora?

Para dar continuidade do desenvolvimento dos demais Distritos Criativos foram dados alguns passos importantes, como o mapeamento das regiões estratégicas e o início da realização dos workshops. Confira a seguir o andamento do Distrito Criativo do Norte da Ilha.

Distrito Criativo do Norte da Ilha

Do dia 21 ao 23 de Setembro de 2021, em Reunião de Diretoria Executiva Especial no evento evento Portas Abertas, a ACIF lançou o Programa de Desenvolvimento Regional Canasvieiras/Sapiens. Durante o evento, foi realizado o primeiro workshop para ouvir de diferentes atores da região os desafios enfrentados no território.

O encontro contou com a presença virtual de Josep Piqué, um dos idealizadores do projeto 22@ Barcelona e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) que destacou a relevância dos distritos criativos para o desenvolvimento da região: “O exemplo da municipalidade, com liderança e infraestrutura, deve seguir também com os investimentos privados. Desta forma, todos ganham em diálogo, atração e centralidade, que reverbera nos negócios, lazer, turismo e mobilidade”, enfatizou.

Desta forma, já foram realizados três workshops para levantar os desafios do território. Fique por dentro pois além dos workshops, também estamos coletando respostas sobre as impressões e os desafios do território em um formulário online. Para acessar o formulário, basta clicar no link abaixo:

Não fique de fora deste momento importante para exercitar a capacidade de criar soluções para questões complexas, mas muito relevantes no desenvolvimento do Distrito Criativo do Norte da Ilha!

O Distrito Criativo do Norte da Ilha faz também parte do projeto da ACIF, o Programa de Desenvolvimento Regional, que dá sequência ao Pacto Floripa. O programa pretende ainda potencializar e revitalizar as regiões do Centro, Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses, Continente e Campeche para transformá-las em distritos criativos. A ACIF conta com a colaboração do grupo VIA Estação Conhecimento, que desenvolveu uma metodologia própria para criação de distritos criativos.

Este projeto é a semente para um programa estratégico para Florianópolis. Deverá crescer e evoluir, à medida em que os eixos, diretrizes e oportunidades forem plenamente materializados em ações concretas. Nesse sentido, desde já se declara que a propriedade do presente plano precisa ser coletiva, de todos aqueles que desejam uma Florianópolis próspera e sustentável, em todos os seus territórios. 

A responsabilidade é de todos nós!

The following two tabs change content below.

Maria Ana Barcelos Pinto

Pesquisadora do VIA Estação e do Laboratório de integração entre pesquisa e práticas empreendedoras – LIPPE/UFSC. Bacharel em Direito. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação PROFNIT/UFSC.

Latest posts by Maria Ana Barcelos Pinto (see all)