Cultura Maker – VIA Maker
Cultura Maker
A cultura maker é uma extensão contemporânea do movimento DIY (Do-it-yourself), que ao fazer uso de novas tecnologias, incentiva a livre criação e compartilhamento de ideais e projetos realizados pelos próprios entusiastas. Por isso, criou-se o conceito de makerspace (ou espaço maker, em português); que é um local coletivo com o intuito de reunir ferramentas e adeptos da cultura.
Além disso, dentro da educação, o ambiente maker mostra-se uma forte ferramenta de aprendizagem. Garantindo um ambiente personalizado de criação e permitindo a expressão da criatividade por parte de alunos e professores.
VIA Maker
Pensando na relevância do makerspace como um habitat de inovação; o grupo de pesquisa VIA – Estação Conhecimento, em conjunto com parceiros empreendedores da região da grande Florianópolis, idealizou um espaço com essas características com metodologia própria. Instalado no Sapiens Parque, o espaço tem como função a inserção de mais um ambiente inovador no ecossistema local.
Estrutura
A estrutura do VIA Maker conta com equipamentos para prototipagem rápida, peças de robótica e jogos focados no ensino de conceitos de inovação de empreendedorismo. Dessa forma, torna-se um ambiente totalmente propício para a livre criação e aprendizado. O espaço busca envolver crianças, jovens e adultos, principalmente associando as áreas de educação, inovação e cultura empreendedora.
Todos os jogos foram elaborados pela própria equipe da VIA. Dessa forma, há uma metodologia clara e objetiva de como essas ferramentas interferem positivamente na introdução de conceitos de inovação e empreendedorismo. Eles abrangem conteúdos desde o ensino básico até o ensino superior de forma prática e divertida.
Sendo um dos principais maquinários dos makerspaces, os equipamentos de corte de comando numérico computadorizado (sigla CNC) são o que há de mais acurado no desbaste de peças. Assim, a Due, empresa de equipamento a laser, cedeu um de seus equipamentos. Essa máquina possui além de cortes precisos, a capacidade de marcação nos mais diversos materiais. Além disso, é uma tecnologia que permite o máximo aproveitamento das peças, diminuindo os desperdícios comuns em processos de corte manual.
Outro conceito indispensável quando falamos em espaço maker é a manufatura aditiva. Com o auxílio da empresa Minibot, o espaço pode contar com uma impressora 3D. Assim, a prototipação de peças de poliácido láctico(PLA) tornou-se possível dentro do ambiente. Esse equipamento permite a criação das mais variadas peças impressas camada por camada.
Assim como as necessidades técnicas exigidas no âmbito profissional evoluíram com o passar do tempo, na educação não foi diferente. A Atto Educacional, parceira de São José – SC, disponibilizou ao VIA Maker o seu Kit de robótica educacional. Utilizando uma placa com tecnologia Arduino, torna-se possível a criação dos mais variados projetos. Além disso, a interface simples de programação torna uma ferramenta acessível à crianças.
Inauguração
Com o apoio de seus importantes parceiros, o VIA Maker foi inaugurado dia 18/03 . O evento ocorreu no próprio espaço e contou com a participação de toda equipe VIA. O momento foi marcado por falas e agradecimentos dos principais nomes responsáveis por viabilizar o projeto. Em seguida foi realizada uma confraternização.
Lúcio de Souza Silva
Latest posts by Lúcio de Souza Silva (see all)
- Barcelona está entre os 6 maiores hubs de inovação da Europa - 20 de Abril de 2020
- Candy Innovation Model – Gestão do Fluxo de Inovação - 29 de Fevereiro de 2020
- Como mensurar inovação para crescimento empresarial - 9 de Dezembro de 2019