Santa Catarina No ICE 2023

Santa Catarina no ICE 2023

Como informado no primeiro post da série sobre os resultados do ICE 2023, A ENAP, com o apoio da Endeavor, lançou o relatório do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023. Documento que está em sua sexta edição e é publicado regularmente desde 2014.

SANTA CATARINA E O ICE 2022

O estado de Santa Catarina figura com três cidades no Índice devido à limitação do ranking que considera as 101 maiores cidades do país. Na edição de 2022, Florianópolis, Joinville e Blumenau figuravam no top 20 da publicação. As cidade ocupavam respectivamente as posições de número 2, 9 e 20, como pode ser observado na figura 01:

Santa Catarina no ICE 2022

Figura 01 – Santa Catarina no ICE 2022 Fonte: elaborado pelo autor, baseado em ICE (2022)

SANTA CATARINA NO ICE 2023

Na edição deste ano, Florianópolis conseguiu manter a mesma posição enquanto Joinville e Blumenau obtiveram expressivos avanços, aparecendo respectivamente agora em 3º e 13º lugar conforme pode ser visualizado na figura 02.

Santa Catarina no ICE 2023

Figura 02 – Santa Catarina no ICE 2023 Fonte: elaborado pelo autor, baseado em ICE (2023)

Joinville conseguiu subir 6 posições em relação à edição passada fazendo com que Santa Catarina no ICE 2023 aparecesse duas vezes no top 03 do ranking. Nas notas dos determinantes, Joinville obtive as suas maiores notas em Ambiente regulatório (nota 8,42), Mercado (nota 7,75) e Inovação (7,85) aparecendo respectivamente nos rankings destes determinantes em 2º, 6º e 7º lugar, respectivamente. O documento destaca que a cidade apresenta excelentes condições e recursos para gerar a inovação, tendo concentração de talentos e estruturas tecnológicas que podem gerar produtos e serviços de alto valor agregado.

Já, Blumenau conseguiu subiu 7 posições em relação ao ICE 2022, destacando as notas em Inovação (8º lugar nesta determinante, nota 7,79) e Ambiente Regulatório (16º lugar nesta determinante, nota 7,14).   O documento destaca que Blumenau possui uma infraestrutura de banda larga que possibilite o acesso à internet de alta internet que por sua vez criar uma atmosfera que desenvolve  empreendimentos ligados ao comércio eletrônico ou negócios digitais.

Além disso, o documento aborda que  a localização geográfica de Blumenau potencializa a capacidade empreendedora do território, em particular, a proximidade de uma das regiões portuárias mais dinâmicas e movimentadas do país, além da presença do aeroporto de Navegantes nas proximidades. Outros pontos de destaque são que: a cidade conseguiu manter crescimento de empregos mesmo durante a pandemia e possui uma universidade de relevância nacional e regional, a Universidade de Blumenau (FURB), que oferece mão de obra qualificada para a região.

Diante dos novos resultados, cabe aos ecossistemas continuarem na evolução por meio do empreendedorismo e da inovação de seus territórios. Quer saber mais sobre o resultado da sua cidade, ou acompanhar a série histórica destes estudos, clique aqui.

Em nosso terceiro, e último post sobre o ICE 2023, iremos entender como as regiões brasileiras se comportaram nesta edição do relatório. Fique de olho!

REFERÊNCIAS

ENAP; ENDEAVOR. Índice de Cidades Empreendedoras. 2023. Disponível em < https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/7557/1/ICE_Relat%c3%b3rio%202023%20%282%29.pdf >

ENAP; ENDEAVOR. Índice de Cidades Empreendedoras. 2022. Disponível em < https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6880/1/Relat%c3%b3rio%20Final%20-%20ICE%202022%2801%29.pdf>

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)