Toa Heftiba XFV8MmofgWs Unsplash

Cidade sustentável: o que é?

Cidades para um pequeno planeta!

O livro do arquiteto Richard Rogers, Cidade para um pequeno planeta, apresenta um panorama do desenvolvimento do planeta. Nesse contexto, o autor aborda temas como a arquitetura sustentável, cidades  compactas, seu aspecto cultural, além do tema cidade sustentável. Para Rogers (2001):

O futuro da civilização será determinado pelas cidades e dentro das cidades

Assim, o autor afirma que as cidades devem ser vistas como sistemas ecológicos e isso tornaria-se base para o planejamento das cidades e do gerenciamento dos recursos. Bem como, os recursos crescem na medida que as cidades se expandem e isso influencia diretamente nos aspectos ambientais, como a erosão de terras férteis, mares, desmatamento de florestas. Dessa maneira, a busca pela reutilização dos recursos tornasse essencial para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Cidade de Nova York, rua com carros, prédios e árvores.

Foto: Nova York. Créditos: Eirk Heddma. Fonte: Unsplash

As cidades são espaços complexos em que acontecem mudanças constantes de atividades humanas e efeitos ambientais (ROGERS, 2001). Nesse sentido, para o arquiteto, a fim de se ter uma cidade sustentável faz-se necessário compreender a relação entre os cidadãos, serviços, políticas de transporte e o seu impacto no ambiente. Uma cidade sustentável é também conformada por um modelo que reúne aspectos de uma cidade moderna, podendo assim obter um planejamento urbano sustentável.

Cidades sustentáveis são aquelas planejadas para absorver o crescimento urbano desenfreado e que oferecem perspectivas de futuro e oportunidades para a geração presente, bem como para as próximas. Para isso, essas cidades adotam medidas para a melhoria da qualidade de vida da população, seja no âmbito social, econômico e ambiental.

Para conhecer esse e mais livros sobre cidades conheça aqui nosso Ebook sobre!

Conheça nosso post sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU!

REFERÊNCIAS:

ROGERS, Richard. Cidades para um pequeno Planeta. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)