Centro Sapiens é case para desenvolvimento de novos projetos em Centros Históricos
Florianópolis mantém um dos principais projetos de revitalização urbana e empreendedorismo do Brasil – Centro Sapiens
O Centro Sapiens é um espaço para desenvolver e criar. É um lugar onde pessoas com diferentes tipos de conhecimentos podem se ajudar e crescer cada vez mais rápido trazendo entre outras coisas bem-estar e segurança para seu entorno.
O sucesso do projeto fez com que o SEBRAE de Vitória – Espírito Santo buscasse inspiração para a superação dos problemas de seu Centro Histórico. Assim, foi realizada palestra para o ecossistema de Vitória demonstrando as ações que o Centro Sapiens já vem realizando em seu distrito criativo.
O Centro Sapiens mantém uma agenda criativa com as informações do que ocorre no distrito de forma gratuita para a comunidade. Rotas para a interação do turista e do morador de Floripa foram desenvolvidas, dentre elas: rota gastro-boêmia, rota retrô e rota cultural! Em 2018, o projeto inicia o contato com os empreendimentos e busca sinergia e apoio das diversas organizações do Centro, explica Clarissa Stefani Teixeira coordenadora Adjunta do Centro Sapiens.
O Centro Sapiens apresenta potencial de contribuição para outras regiões de Florianópolis, do estado de Santa Catarina e do Brasil. Na conexão Floripa-Vitória foi realizada oficina para identificação das ações já desenvolvidas e dos principais gargalos da região!
Na sequência, os prefeitos assinaram termo de cooperação entre as duas cidades!
Vitória rumo a requalificação urbana do Distrito Criativo
Vitória já apresenta ações interessantes no desenvolvimento do Distrito Criativo. Com presença forte da Associação de Moradores, as principais demandas do comércio e de moradores já estão mapeadas. No entanto, ações de mapeamento para conhecimento dos atores locais e a visibilidade destes para a comunidade é parte essencial de ser realizada.
Com a implantação da Lei 8963 de 2016 já é estabelecido o corredor criativo Nestor Gomes. O corredor compreende a escadaria Maria Ortiz, a Rua Nestor Gomes até o cruzamento da Avenida Florentino Ávidos, compreendendo o entorno da escola Maria Ortiz, a Praça João Clímaco e o Beco Duque de Caxias.
O corredor é uma forma de potencializar as ações do Distrito Criativo permitindo que os empreendedores possam fazer modificações junto as fachadas das edificações e na própria rua. Entretanto, ações orquestradas entre as diversas organizações ainda são necessárias. Conheça os prédios históricos da cidade aqui. Saiba mais sobre o centro da cidade.
Outros desafios a serem superados se associam a definição de como o Distrito quer ser visto. A proposta de valor do Distrito também deve ser definida! Assim, ações de curto, médio e longo prazo poderão ser realizadas com a participação cidadã. Para tanto, uma entidade orquestradora de ações deverá ser identificada! Entretanto, a participação dos diferentes atores é fundamental para a construção de uma cidade para todos. #GoVitória #GoFloripa
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022