Alunos Da Disciplina De Habitats De Inovação Da UFSC Visitam à ACATE Primavera.

Alunos da Disciplina de Habitats de Inovação da UFSC visitam à ACATE Primavera.

Olá, que bom tê-lo aqui no nosso blog! Quarta-feira, dia 10 de Abril de 2024, os alunos da Disciplina de Habitats de Inovação da UFSC, liderada pela Profª Clarissa Stefani Teixeira, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o ecossistema de inovação de Florianópolis durante uma visita técnica à ACATE Primavera. Visita organizada em parceria com a Academy UFSC, a excursão reuniu alunos dos cursos de Economia, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Materiais.

Alunos da Disciplina de Habitats de Inovação da UFSC visitam à ACATE Primavera.

A visita ajudou os alunos a compreender o papel da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que é reconhecida como um polo catalisador de inovação, conectando desde startups a empresas de grande porte. Durante a visita, os estudantes exploraram alguns espaços da CIA ACATE Primavera, incluindo o LinkLab e ACATE Experience, entendendo como esses ambientes fomentam a criação e o crescimento de iniciativas tecnológicas. Nessa visita compartilharam sobre o impacto da associação no cenário de inovação local e global, destacando o compromisso da ACATE com o desenvolvimento de soluções inovadoras. Os alunos puderam acompanhar como o conhecimento e a gestão são aplicados na prática, reforçando a importância da interação entre teoria e experiência real no processo educativo, bem como a parceria público/privada alinhadas nos objetivos em comum.

A visita técnica proporcionou aos estudantes uma experiência de aprendizado dinâmico e interativo, onde a teoria aprendida em sala de aula ganha vida.

Sobre a ACATE:

A Associação Catarinense de Tecnologia é o principal órgão de representação do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, apoiando o ecossistema tecnológico através de conexões que fortalecem a indústria. O centro de inovação ACATE Primavera (CIA PRIMAVERA) está localizado na SC-401, Km 4, no bairro Saco Grande em Florianópolis.

O local não se limita apenas a ser um polo de inovação tecnológica, mas também uma comunidade integrada que fica evidente no lema da ACATE: “A gente cria a inovação que o mundo precisa”

Para saber mais sobre a ACATE, visite: www.acate.com.br

A disciplina:

A disciplina de Habitats de Inovação tem como foco o estudo e a análise de diferentes ambientes que fomentam a inovação e a criatividade, tais como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, laboratórios e centros de inovação. Esses espaços são cruciais para o desenvolvimento de novas ideias, empresas, produtos e tecnologias, e oferecem uma série de recursos e conexões valiosas para empreendedores e inovadores.

Alunos da Disciplina de Habitats de Inovação da UFSC visitam à ACATE Primavera.

Esta imersão em um ambiente de inovação real não só ilustra a aplicação direta dos conceitos estudados, mas também fornece um contexto prático que enriquece o entendimento dos alunos. Observando diferentes tipos de organizações e estruturas de apoio à inovação, eles podem compreender de forma concreta como esses habitats funcionam e interagem, facilitando uma compreensão mais profunda de suas funções, operações e contribuições para o ecossistema de inovação.

Além disso, o networking facilitado por essas visitas é inestimável, oferecendo aos estudantes a chance de construir conexões com profissionais e organizações influentes no setor, o que pode ser um recurso valioso para seu futuro profissional e acadêmico.

Laura Pertile

Entusiasta do universo de empreendedorismo e inovação. Bacharel em Administração, com MBA em gestão estratégica de pessoas, é Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora integrante do grupo VIA Estação Conhecimento. Acredita que o mundo é feito de pessoas, para pessoas e por pessoas.