Business Accelerator

Aceleradoras de sucesso: o caso da Accelerator Centre

Dentre as tipologias dos Habitats de Inovação estão inseridas as aceleradoras. Estas são organizações que visam acelerar a criação de novas empresas, fornecendo educação e orientação para empreendimentos durante um período limitado de tempo (COHEN; HOCHBERG, 2014). Conheça mais e entenda a importância das aceleradoras por meio deste e-book de alinhamento conceitual. Diante disso, uma aceleradora que vem recebendo destaque mundial nos últimos anos é a canadense Accelerator Centre. Siga nesta leitura para saber mais sobre as características que a tornaram um caso reconhecido.

Aceleradoras mundiais premiadas

Ao final do ano de 2019, foi publicado do “The UBI Global World Rankings of Business Incubators and Accelerators” referente ao World Rankings Report 19/20. Sua elaboração foi de autoria da UBI Global, uma empresa de inteligência de mercado, que realiza periodicamente pesquisas de referências, visando premiar os melhores programas de incubação e aceleração do mundo (MEYER; SOWAH, 2019). Este Ranking premiou as melhores aceleradoras do mundo, nas categorias universitária, pública e privada. Dentre diversos casos, situada na categoria de negócios privados, está a Accelerator Centre.

Fachada externa do prédio da Accelerator Centre, uma das aceleradoras mundiais premiadas.

Fonte: Waterloo EDC (2021)

O caso da Accelerator Centre

A Accelerator Centre é uma aceleradora fundada em 2006, na cidade de Waterloo, no Canadá. Esta aceleradora possui um papel significativo no local, pois a região de Waterloo tem a segunda maior densidade de startups do mundo (ACCELERATOR CENTRE, 2022). Em um ambiente em que inúmeros inovadores criam diariamente produtos e serviços que fazem ondas em escala global, ter uma aceleradora disposta a auxiliar para alavancar os negócios é um aspecto fundamental.

Sua missão enquanto aceleradora trata de ajudar os empreendedores e inovadores a concretizarem o seu empreendimento, acelerar o crescimento do mesmo e vê-lo prosperar no mercado. Nesse sentido, seus membros se mostram comprometidos em criar uma comunidade diversificada, equitativa e inclusiva para empreendedores diversos. Outro aspecto importante é que a aceleradora oferece aos seus usuários oportunidades customizáveis e auxílio personalizado. Isso porque defende que cada negócio é diferente, não cabe em padrões estabelecidos.

Em 2021, foi lançado o VISION 2025, um roteiro estratégico para o futuro da aceleradora, que traça objetivos para torná-la o hub de startups nº 1 do mundo, até o ano de 2025. Dentre estes objetivos estão: continuar operando o Programa Startup Visa para empreendedores internacionais de alto potencial; desenvolver uma oferta exclusiva de vitrine para investidores; realizar dias de demonstração para investidores internacionais; fazer parcerias com organizações internacionais de desenvolvimento econômico; e promover uma mentalidade global (ACCELERATOR CENTRE, 2022). Sendo assim, além de continuar sendo um agente importante para a região de Waterloo, a Accelerator Centre pretende expandir os seus programas a uma variedade maior de stakeholders para construir conexões com a comunidade global.

Continue acompanhando o VIA Estação Conhecimento por aqui e pelas suas redes sociais, pois em breve estará sendo lançado um incrível E-book sobre as Melhores Aceleradoras Mundiais!

Referências

ACCELERATOR CENTRE. Who we are. Accelerator Centre, 2022. Disponível em: https://www.acceleratorcentre.com/who-we-are. Acesso em: 25 de Mai. de 2022.

COHEN, S. What Do Accelerators Do? Insights from Incubators and Angels. Innovations – Accelerating Entrepreneurship, v. 8, n. 3-4, 2013.

MEYER, H.; SOWAH, J. World Rankings Report 19/20. Doha: UBI Global, 2019. Disponível em: https://worldincubationsummit.com/rankings. Acesso em: 25 de Mai. de 2022.

WATERLOO EDC. Waterloo’s Accelerator Centre heading in exciting new directions. Waterloo EDC, 2021. Disponível em: https://blog.waterlooedc.ca/waterloo-accelerator-centre-new-direction-2021.
Acesso em: 25 de Mai. de 2022.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)