Habitats de inovação, ambientes de Ba e prototipação
As duas últimas semanas foram intensas na temática de inovação e habitats de inovação. Os alunos da disciplina de Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de Engenharia de Materiais tiveram experiências teóricas e práticas que se relaciona com as possibilidades de empreendedorismo e que envolvem conhecimento e especialização para a realização.
Claro, despertar a atenção, curiosidade, conhecimento e principalmente o desejo de inovar foi o objetivo proposto, trazendo então, a compreensão do papel da inovação e a importância dos ambientes propícios para alavancar o potencial empreendedor e inovador.
Por que inovar? Do silêncio absoluto de mentes tímidas e curiosas emergiu:
- Suprir novas demandas?
- Se manter líder no mercado?
- Se manter competitiva?
- Diversificar produtos?
- Propor novas maneiras?
A inovação se caracteriza como sendo algo NOVO ou SIGNIFICATIVAMENTE MELHORADO e que GERE VALOR!
Neste contexto, importantes estratégias vêm sendo desenvolvidas. Uma delas é o desenvolvimento de habitats de inovação.
Os habitats de inovação são espaços diferenciados, propícios para que as inovações ocorram, pois são locus de compartilhamento de informações e conhecimento, formando networking, e permitem minimizar os riscos e maximizar os resultados associados aos negócios. O habitat de inovação permite a integração da tríplice hélice e procura unir talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor e inovador (TEIXEIRA et al., 2016).
No âmbito da gestão do conhecimento, espera-se qe estes espaços sejam ambientes de Ba*.
*Ba pode ser definido como um espaço de compartilhamento onde as relações que propiciam a criação e utilização de conhecimento. O conceito de Ba viabiliza uma plataforma para a criação de conhecimento individual e coletivo.
O diálogo que se iniciou na sala de aula se estendeu para além das paredes…
Como prática e, para a explicitação do conhecimento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Fab Lab PRONTO 3D, parceiro antigo da VIA, permitindo contato com o mundo maker e com a realidade dos ambientes de prototipação.
Confira como foi!
Ao final a integração e o compartilhamento do conhecimento das diferentes partes interessadas de um ecossistema de inovação cria um ambiente propício à inovação. Além disso, compartilhamento e networking estão diretamente relacionadas com minimizar os riscos e maximizar resultados associados ao negócios – ponto central dos habitats de Inovação.
TEIXIERA, C. S.; EHLERS, A. C. T.; ABDALA, L. N.; MACEDO, M. Habitats de inovação: alinhamento conceital. Perse, 2016. Disponível em: http://via.ufsc.br/download-habitats-de-inovacao/
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022