Inovação na construção civil: realidade virtual
O benefício da realidade virtual na construção civil e seus impactos
A realidade virtual (VR) pode ser definida como o uso da tecnologia para se convencer o utilizador que ele está em outra realidade (Pimentel, 1995). O termo realidade virtual foi utilizado pela primeira vez em 1987, por Jaron Lanier em seu trabalho na empresa VPL Research, que foi a pioneira na comercialização dos primeiros óculos de realidade virtual.
Nesse sentido, a realidade possui múltiplas aplicações, sendo categorizada em três aspectos: a imersão, interação e o envolvimento (Rodrigues, 2016). Para Rodrigues (2016), a imersão pode ser entendida como a sensação de estar dentro de um ambiente real. Para isso, utiliza-se capacetes e óculos ou simulações dentro de espaços especiais. Já a interação baseia-se na capacidade do computador em captar os movimentos do usuário e modificar o mundo virtual com as instruções recebidas. Por fim, o envolvimento é relacionado com o engajamento possível do usuário no mundo virtual.
Na construção civil a realidade virtual é utilizada em diversas funções, desde treinamentos, compatibilização de projetos, verificação de estruturas até para apresentar ambientes aos clientes.
A seguir veremos algumas das tecnologias utilizadas para a construção civil!
As tecnologias utilizadas na construção civil:
Visualização de ambientes
Os óculos e capacetes de realidade virtual são utilizados para mostrar ao cliente como irá ficar o espaço, para que ele sinta-se parte do local. Com isso, permite que se visualize como ficará o ambiente quanto pronto. Bem como, por meio de uma experiencia de imersão possibilita que o usuário caminhe e interaja com o que ainda não está pronto. Muitas empresas lançaram aplicativos para o cliente visualizar o ambiente com os óculos de VR. Assim, o usuário pode mudar o ambiente, alterando móveis e decorações da forma como preferir.
Como é o caso da WakinApp, o qual permite que os usuários do Autodesk Revit e do Fusion 360 transformarem seus projetos 3D em realidade aumentada e realidade virtual, através de um smartphone ou tablet. Já o Microsoft HoloLens faz uso de um conjunto avançado de sensores, mecanismos óticos e dispositivos de processamento de hologramas para aumentar a realidade. O aplicativo ARki também permite a visualização de realidade aumentada para modelos arquitetônicos, fornecendo a interatividade com o usuário. Bem como, existem outros softwares que desenvolvem VR para a visualização de projetos para os usuários, como o Augment, Unrealengine, Fuzor, Enscape, Shapespark.
Gerenciamento de obra:
A realidade virtual também é utilizada para o gerenciamento de obras. Os equipamentos permitem a inspeção de irregularidades na obra, além de facilitar a percepção do projeto e a compatibilização com a realidade. Dessa forma, previne-se erros durante a construção. O DAQRI Smart Helmet é um capacete com óculos integrado que permite a visualizações de projetos e modelos 3D em realidade aumentada. Assim, durante a obra pode-se comparar o projeto original com o trabalho em andamento. Dessa forma, detecta-se problemas na construção os quais podem ser rapidamente solucionados.
O aplicativo GAMMA AR é um aplicativo de monitoramento de canteiro de obras. Com a realidade aumentada para visualizar construções em 3D BIM com tablets, cria a compreensão do planejamento da obra e a comparação da realidade com o projeto. Além disso, o Dalux Build, une a realidade virtual com outras ferramentes as quais auxiliam no gerenciamento de projetos nas construções.
Os benefícios da realidade virtual na construção civil
Para Rodrigues (2016) somente um sistema de realidade virtual pode proporcionar aos engenheiros a visualização por completa dos eixos de rotação e translação, o que facilita a identificação de problemas em uma obra. Além disso, a realidade aumentada tem sua importância também na interatividade com o usuário, possibilitando que ele visualize de forma real e interativa como ficará o projeto. Assim, a tecnologia na construção civil é utilizada desde o planejamento da obra até o gerenciamento da construção e a apresentação para o cliente.
Referências
CASTRO, Tales Agusto Liguori de. Realidade virtual e engenharia civil: detecção de interferências entre projetos de edificações em 3D. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87134>.
PIMENTEL, K.; TEIXEIRA, K. “Virtual reality – through the new looking glass”. 2.ed. New York, McGraw – Hill, 1995.
RODRIGUES, Victor Teixeira. PROJETO DE REALIDADE VIRTUAL COM ESTEREOSCOPIA APLICADO À CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A VISUALIZAÇÃO DE MODELOS E ESTRUTURAS. 2016. 51 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia Eletrônica e de Computação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio
de Janeiro, 2016.
Maria Eduarda Zanella
Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)
- Os desafios da mobilidade urbana sustentável - 12 de Setembro de 2020
- Os espaços públicos de Barcelona - 20 de Julho de 2020
- As iniciativas nos espaços públicos das cidades para combater o Covid-19 - 21 de Junho de 2020