Perspectivas da transformação digital
Transformação Digital (TD) está emergindo como uma das principais indutoras de mudança radical em todo o mundo. Por meio dela, temos potencial para melhorar significativamente a vida dos seus consumidores e criar o mais amplo bem social. Ao mesmo tempo, fornecer às empresas novas oportunidades para capturar vantagem competitiva e criar valor.
A TD tem sido conceituada como o uso da tecnologia digital em prol das soluções de problemas tradicionais. desse modo, gera uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia. A transformação digital também está alimentando a Quarta Revolução Industrial. Como consequência, mudando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam entre si. Em contraste, essa revolução é universal, afetando todos os setores da economia, incluindo profissionais do conhecimento.
A TD está transformando os modelos de negócios para atender melhor às expectativas do cliente. Sendo assim, antecipando competição disruptiva, e criando o ecossistema de parceiros fortalecendo esse novo modelo. Provocando assim, uma fonte de vantagem competitiva para novos negócios.
Quais as perspectivas da transformação digital?
A tecnologia influencia as empresas a serem mais ágeis. Nesse sentido, produzindo ferramentas para conseguir que a agilidade, cresça não apenas no aprendizado de máquina e o domínio de plataformas intensivas. Mas, com maior alcance e valor, fornecendo às organizações as ferramentas para ser cada vez mais responsiva. Em contrapartida, as empresas podem antecipar a mudança e assim, reagirem mais rapidamente ao mercado.
O Fórum Econômico Mundial analisa desde 2015, os impactos da transformação digital na economia. Nesse sentido, discutiu-se o impacto da TD em seis principais indústrias – automotiva, bens de consumo, eletricidade, saúde, logística e mídia – e em três temas cross-indústria: consumo digitais, empresa digital e implicações sociais. O fórum ainda estabeleceu planos de ações para a TD em diversas áreas, como as duas descritas no quadro abaixo.
Tema digital |
Plano de ação a curto prazo |
Plano de ação de um ano |
Transformação do modelo de negócio | Reunir informações sobre modelo de negócio e mudanças que estão sendo feitas por concorrentes diretos e empresas em espaços relacionados ou adjacentes, e avaliar a adequação. | Desenvolver a capacidades das incubadoras. Implantar estratégias para abrir a um novo habitat de inovação.
Novos ambientes de startups, clientes, grupos de reflexão, fornecedores e até concorrentes e, assim, criar diferenciação de mercado. |
Cultivar uma equipe de pesquisa de mercado que trabalha em estreita colaboração com cientistas de dados para identificar novas necessidades e, assim, criar novos serviços baseados em dados. | Desenvolver ofertas adicionais apoiados por dados. Desenvolvimento de Bis cada vez mais personalizados. | |
Criar uma lista disruptivas de empresas e outras organizações com a parceria com a gerar sinergias.
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Mapear este contra uma lista de funções que a empresa não precisa executar in-house para criar uma lista de prioridades. | |
Automação Inteligente
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Construir uma visão abrangente dos processos de negócio de trabalho intensivo ou aplicações específicas que exigem atualizações frequentes e manuais. Identificar oportunidades para modularizar trabalho e investir em recursos de automação e de aprendizagem de máquina.
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Reveja as principais áreas para projetos de automação e de aprendizagem de máquina, conforme determinado no plano de ação imediata. Implementar um plano de como um piloto.
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Cultivar o talento de dados, e desenvolver um plano para construir, comprar e / ou desenvolver parcerias para melhorar os dados e automação de know-how.
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Criar programas de treinamento para garantir talento é educado na última aprendizagem profundas e tecnologias de IA.
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Criar uma estratégia de “pessoas em primeiro lugar” para planejar Transição organizacional, treinando funcionários para manter Habilidades atualizadas. | Desenvolver uma função de pesquisa e desenvolvimento para serviços profissionais. |
Fonte: adaptado do Fórum Mundial de Economia, 2015
E onde queremos chegar?
A construção de estratégias digitais é prioridade nos mais importantes fóruns internacionais. Dessa maneira, a transformação digital trouxe novos modos de enxergar a economia e seus consumidores. Afinal, eles estão cada vez mais exigentes. Serão necessários mais do que planos de ação com prazos de uma ano para satisfação de suas necessidades. Logo, em um bimestre e muita coisa já se tornará obsoleta.
Sendo assim, desenvolver mecanismos que se desenvolvam justamente com essa remodelamento sem perder a competitividade é o cerne da transformação digital. Da mesma forma, a resposta está cada vez mais nas competências e habilidades que possam ser desenvolvidas pelas relações humanas.
Aproveitar todo o potencial das tecnologias digitais para alcançar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego por todo o País é o proposito da estrategia brasileira de transformação digital. Esperamos, que as lideranças proponham mudanças que vão desde os setores das empresas, grandes corporações e impactem o setor publico, para tão logo a sociedade possa colher os resultados.
MCTIC. Estratégia Brasileira Para a Transformação Digital. E-digital, Brasília, 2018. 108p. Disponível em: http://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/estrategiadigital.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019
World Economic Forum White Paper Digital Transformation of Industries: In collaboration withAccenture . Digital Enterprise 2016. 45p. Disponivel em: http://reports.weforum.org/digital-transformation/wp-content/blogs.dir/94/mp/files/pages/files/digital-enterprise-narrative-final-january-2016.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019
Milena Teixeira
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