Tese sobre Inovação sistêmica: modelo de descrição da Lógica complexa de valor é publicada
Modelo de descrição da lógica complexa de valor é concebido por membro da VIA Estação Conhecimento
Grande parte dos problemas atuais é de natureza não linear, contra intuitiva e exige novos pensamentos para sua solução. Inovação Sistêmica (IS) é o termo acadêmico destinado para a tratativa desses problemas. Seus conhecimentos científicos são ainda por demais fragmentados e há falta de melhores ferramentas para sua aplicação e compreensão.
Na tese defendida por Lucas Novelino Abdala do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento intitulada “Inovação sistêmica: modelo de descrição da Lógica complexa de valor” se realizou uma revisão integrativa de literatura a fim de compreender as características gerais atribuídas à IS. Como síntese geral do tema, poucos estudos se fundamentam em teorias da complexidade e analisam a IS por diferentes prismas. Contudo, a descrição do fenômeno da IS perpassa a compreensão da complexidade, multidimensionalidade e multiperspectiva com relação ao sistemismo da criação de valor.
Complementarmente, este estudo se ancora nos conhecimentos da Lógica Dominante de Serviços, Sistemismo de Bunge e Praxologia de Bourdieu para melhor fundamentar a parte descritiva da IS. O objetivo desta pesquisa é conceber um modelo de descrição da lógica complexa de valor a fim de se compreender os aspectos da IS nos seus mais variados contextos.
A concepção desse modelo foi realizada por meio do desenvolvimento de artefatos com viés científico utilizando como metodologia o Design Science Research. Um modelo teórico conceitual foi desenvolvido e por meio deste foram desdobrados uma metodologia e modelo operacionais de aplicação. Tais artefatos operacionais foram desenvolvidos, aperfeiçoados e avaliados ao serem aplicados nas organizações VIA Estação Conhecimento, NGS do EGC/UFSC, SENAI e RECEPETI do estado de Santa Catarina.
O principal resultado é o atingimento de ferramentas que permitem descrever a lógica complexa de valor de problemáticas organizacionais, de fácil assimilação ao indivíduo e à organização, que melhoram e unificam a comunicação dentro do grupo e com potenciais de se extrair novas análises e desenvolvimentos sobre uma situação.
A discussão aberta pelo modelo permite maior consciência a respeito do entendimento de uma pluralidade de inovações, explicitando causas e consequência da co criação e co destruição de valor, projetando o fenômeno da inovação para uma compreensão dinâmica, adaptável e sistêmica.
Se interessou? Entre em contato para a aplicação da metodologia na sua organização!
A tese na íntegra pode ser acessada aqui!
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022