VIA marca presença no INOVA TRT-SC

O Inova TRT-SC foi criado em 2019 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) e está sendo retomado este ano a fim de debater e solucionar os desafios mais complexos da Justiça do Trabalho, conectando a instituição à comunidade jurídica e à sociedade em geral. E como de praxe, o VIA marcou presença no evento, levando conhecimento sobre inovação, bem como agitando os participantes guiando uma maratona para criação de soluções.

Com o apoio do VIA, o Inova TRT-SC já promoveu um conjunto de atividades voltadas à cultura da inovação para magistrados e servidores do TRT-12, entre estas  um hackathon, eventos, cursos, várias oficinas  e, por fim, a criação do laboratório de inovação do Tribunal (LabInova), atual Liods-TRT-12.

O Inova TRT-SC

Dessa vez, nos dia 12 e 13 de setembro,  aconteceu o  Encontro Inova TRT-SC. Evento presencial no prédio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que cedeu gratuitamente um de seus auditórios, marcou a retomada do Programa Inova TRT-SC que ficou temporariamente suspenso em razão da pandemia global de COVID-19. Foram dois dias de palestras e uma maratona de inovação conduzida pelo VIA em prol de buscar soluções para as principais “dores”, problemas e desafios institucionais.

O primeiro dia do evento contou com quatro palestras. A líder do grupo VIA Estação Conhecimento e professora do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, Clarissa  Teixeira, falou sobre o papel dos gestores públicos no processo de inovação. Por sua vez, Edgar Jacobs, professor da PUC-Minas e consultor educacional, falou sobre o cenário da inteligência artificial no Judiciário.

Ainda, Fernando Marcon, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Palhoça, conduziu uma apresentação sobre como explorar ao máximo a ferramenta MaisPJe, e, por fim, houve um painel sobre trabalho híbrido nas varas do trabalho.

Mesa de Abertura

A Maratona de Inovação

O segundo dia do evento iniciou com uma palestra sobre a relação das redes sociais e o metaverso com o trabalho exercido pelo judiciário conduzido  pelo Gustavo Borges, professor na UNESC e doutor em Direito. Logo, depois o grupo VIA conduziu a maratona da inovação por meio de uma competição saudável entre dez equipes e utilizando as ferramentas idealizadas pelo grupo baseadas em  design thinking. Primeiro, os participantes selecionaram uma dor em comum para depois buscar solucioná-la e, por fim, defender suas soluções em um pitch cheio de energia e disposição no final do evento.

A equipe ganhadora do desafio apresentou a solução SQUEEZE que tinha como objetivo agilizar a troca de informações e o compartilhamento do conhecimento entre as diversas varas do trabalho do estado a fim de unificar o atendimento e evitar o retrabalho.

Equipe SQUEEZE

Foi uma satisfação poder contribuir para o Judiciário, promovendo a cultura da inovação. Nós do grupo VIA agradecemos ao TRT-SC, assim como a sociedade e o cidadão agradecem também.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)